Aprimoramento pedagógico contínuo é aplicado na rede de ensino de Caraguatatuba
O processo de aprendizagem é contínuo e demanda aos profissionais de educação constante aprimoramento. Na última segunda (21), foi realizada mais uma atividade da programação formativa unificada, organizada pela equipe do Setor de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.
A temática trabalhada foi “Letramento Matemático e Literatura”, com base no livro de matemática utilizado pela rede municipal e inscrito no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
O conteúdo aborda questões sobre a importância da matemática no processo de alfabetização, de leitura e escrita e vice-versa, o desenvolvimento de competências que contribuam para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
A atividade foi destinada aos professores do Ensino Fundamental I, especificamente do 1º e 2º ano, e foi realizada de maneira virtual, sendo parte do horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).
A finalidade desses encontros é articular os diversos segmentos da escola para a construção e implementação do trabalho pedagógico, visando o fortalecimento da unidade escolar e ajudando no replanejamento e avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula.
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que o HTPC é um espaço de crescimento profissional, que promove a troca de experiências, possibilitando a reflexão sobre a prática docente para que seja viável e se torne concreto o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores.
Sobre a temática, ela comenta que está alinhada às mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que “o principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de capacidades como, compreensão, raciocínio lógico, prazer da descoberta, superação de desafios e, em consequência, o esclarecimento de conceitos da Matemática de forma leve e descontraída”, concluiu.
Imagem: Reprodução/PMC