Prefeitura de São Sebastião e Associação Cigarras Viva realizam plantio na Semana do Meio Ambiente
Dando sequência às ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (9), a Prefeitura de São Sebastião, representada pelo vice-prefeito Reinaldo Alves Moreira Filho e pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou o plantio de mudas de árvores nativas no bairro das Cigarras. O evento aconteceu em parceria com a Associação Cigarras Viva e contou com a participação da Polícia Militar Ambiental de São Sebastião.
Iniciando a ação, o vice-prefeito e um representante da associação de moradores plantaram uma muda de araçá-amarelo, planta frutífera nativa da região, em frente à quadra da Praia das Cigarras. No local, que está se tornando um modelo de sustentabilidade, será feito um bosque com plantas frutíferas, para incrementar a diversão das crianças e atrair aves.
Os resíduos das podas de árvores vão para a composteira, transformando-se em adubo para a horta comunitária e evitando a deposição em aterros. Na quadra, há uma horta comunitária que recebeu um sistema de irrigação por gotejamento, diminuindo o desperdício de água. Essas ações na comunidade são conduzidas pela Associação Cigarras Viva.
Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a SEMAM realizou plantio de mudas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Canto do Mar, e está prevista ação semelhante em Maresias, em parceria com a empresa de ecoturismo Maresia Tour.
Os plantios fazem parte das ações de educação ambiental realizadas pela SEMAM que visam a conscientização ambiental por meio de atividades práticas. Estão sendo utilizadas as mudas entregues no viveiro municipal decorrentes de compensações ambientais previstas na Lei Municipal nº 2637/2019, específica para autorizações de supressões de árvores isoladas em São Sebastião.
A ação realizada pela SEMAM está diretamente relacionada ao tema de 2021 apresentado pela ONU: Restauração de Ecossistemas. A partir deste ano, dá-se início a uma década de trabalhos que buscam prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo.
Com o enfoque nessa temática, o intuito é estimular em diversos países a prática de boas condutas ambientais, como a plantação de árvores, tornar cidades mais “verdes”, restaurar jardins, mudar a alimentação e limpar rios e costas. Para a ONU, essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, tem como principal objetivo salientar a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas e fomentar a consciência da população quanto ao uso adequado de recursos naturais.