CIAMA de São Sebastião realiza cerca de 22 mil atendimentos em proteção ao aleitamento materno
Tema é lembrado nesta sexta-feira (21), data em que se comemora Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), que atua em conjunto com o Banco de Leite Humano (BLH) do município, promove ações permanentes de proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno. O tema é comemorado nesta sexta-feira (21), data em que se celebra o Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno.
Entre janeiro de 2020 e abril de 2021, a equipe multidisciplinar do CIAMA, composta por enfermeiro, pediatra, assistente social, nutricionista, odontopediatra, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, realizou 21.753 atendimentos, sendo 16.301 pela Unidade Topolândia e 5.452 pela Unidade Costa Sul.
Entre os serviços prestados estão orientações sobre planejamento familiar; atendimento psicológico a gestantes, mães e familiares; acompanhamento nutricional de mães e bebês; orientação em amamentação, avaliação da pega, sucção e sistema motor-oral do bebê; teste da linguinha; avaliação e orientações sobre a saúde bucal do bebê; e acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil.
O CIAMA também promove diversas atividades voltadas às gestantes, casais e bebês. Para conhecê-las, clique aqui.
O CIAMA – Unidade Topolândia – fica na Rua Antonio Pereira da Silva, 280, na Topolândia. Informações pelo telefone (12) 3891-4957. A unidade Costa Sul fica na Avenida Walkir Vergani, 878, em Boiçucanga. O telefone é (12) 3865-8087.
Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno
Em 21 de maio deste ano, o Código Internacional de Proteção à Amamentação completa 40 anos de aprovação, e, em comemoração, a IBFAN (International Baby Food Action Network) lança o Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno, com o objetivo de renovar a cada ano o compromisso de aplicação das recomendações em cada país.
Esse código é um conjunto de normas criadas por organizações não governamentais e comunidade científica para regulamentar a comercialização das indústrias dos substitutos do leite materno e as práticas de profissionais de saúde e governos.
Os produtos abrangidos pelo Código Internacional são as fórmulas infantis, os leites, alimentos e bebidas à base de leite ou não, cereais, bicos, chupetas e mamadeiras.
Seu objetivo principal é contribuir para o fornecimento de nutrição segura e adequada aos bebês, por meio da proteção e promoção do aleitamento materno e assegurando o uso apropriado de seus substitutos, quando estes forem necessários. Com esse código, as atividades de promoção comercial, rotulagem dos produtos, relação com os profissionais de saúde e suas associações passam a obedecer regras específicas.
Desde a implantação do código internacional, as taxas de amamentação aumentaram em todo o mundo e um consenso global foi alcançado em relação à necessidade de defesa do aleitamento materno de seis meses a dois anos ou mais.