Ubatuba começa a vacinação contra a Gripe Influenza
A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba informa que a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza Tipo A (H1N1 e H3N2) e Tipo B começa nesta segunda-feira, 12 de abril. Neste ano, a primeira etapa da vacinação tem como público-alvo os seguintes grupos:
– Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias)
– Gestantes
– Puérperas
– Povos indígenas
– Trabalhadores/as de saúde na ativa
A meta é imunizar 90% dessa população até o dia 10 de maio.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, mas atenção: os horários de atendimento da sala de vacinação variam de posto para posto. Confira a informação >> AQUI << antes de sair de casa (ou no final da matéria).
Para vacinar-se, é preciso apresentar carteira de vacina, documento com foto e, no caso de profissionais da saúde, comprovante de vínculo de trabalho em estabelecimento de saúde (holerite, declaração, carteira de trabalho).
Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.
Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada serem vacinados contra a Influenza.
Já a terceira etapa da vacinação contra Influenza está prevista para começar em 9 de junho, e se destina a pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.