Casa PodeRosa é referência para implantação da Casa da Mulher em Guaratinguetá
Comitiva do município do Vale do Paraíba ficou impressionada com as instalações e políticas públicas voltadas as sebastianenses
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guaratinguetá, Andréa Elisa Évora Soliva, juntamente a comitiva oficial da Prefeitura de Guaratinguetá visitaram na última quinta-feira (25), as instalações da Casa PodeRosa, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – “Maria Helena Galvão” – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura de São Sebastião.
O objetivo da visita foi a implementação de políticas públicas voltadas a mulher guaratinguetaense, em que a Casa PodeRosa é referência aos serviços. A equipe política e técnica de Guaratinguetá foi recepcionada pela secretária da SEDES, Rogéria Freitas, Andréa Rodrigues, coordenadora da Casa PodeRosa e funcionários dos equipamentos sociais.
Durante a visitação, vídeos institucionais foram exibidos, explicando o funcionamento da casa e de demais órgãos vinculados a proteção e assistência a mulher sebastianense. A primeira-dama do município de São Sebastião Michelli Veneziani, idealizadora da Casa PodeRosa, devido a compromissos firmados anteriormente, não pode comparecer à visita, mas enviou um depoimento gravado em vídeo. “Peço desculpas pela minha ausência, mas agradeço imensamente a visita e fico muito feliz em saber que a Casa PodeRosa ajudará na criação da Casa da Mulher de Guaratinguetá. Quando montamos o projeto, além de resgatar a cidadania e a autoestima da sebastianense, priorizamos a transformação de vidas para que elas possam, através de capacitações profissionais e atendimentos técnicos, conquistarem sua independência, porque juntas é possível”, disse Michelli. “É muito importante para nós que a Casa PodeRosa seja referência para a cidade de Guaratinguetá e outros municípios da região, através deste projeto inovador da primeira-dama Michelli Veneziani”, comentou Rogéria Freitas, secretária da SEDES.
“É gratificante saber que a Casa PodeRosa é referência mais uma vez, em políticas públicas voltadas as mulheres”, avaliou Andréa Rodrigues, coordenadora da Casa PodeRosa. A primeira-dama de Guaratinguetá, Andréa Soliva ficou encantada com as instalações e serviços da casa. “Fomos muito bem acolhidos e estou encantada com o projeto. A primeira-dama Michelli Veneziani é uma revolucionária, pois as mulheres são acolhidas de forma completa e queremos implantar este programa em Guaratinguetá”, finalizou Andréa. “Projeto inspirador”, afirmou Thaís Macedo, Assessora da Mulher de Guaratinguetá. “Conhecer a casa nos inspira para implantação dessas políticas públicas em Guaratinguetá. Tudo aqui funciona perfeitamente”, avaliou a vereadora Daniele Dias. A delegada da Delegacia em Defesa da Mulher (DDM), Vânia Zaccaro parabenizou a primeira-dama de São Sebastião pela iniciativa. “Ela é uma visionária, a ideia é inovadora na aplicação da lei e na sensibilidade em tratar as mulheres vítimas de violência em São Sebastião”, concluiu a delegada.
Participaram da visita a primeira-dama de Guaratinguetá, Andréa Elisa Évora Soliva, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antônio Oliveira, secretário de Assistência Social, Marcos Evangelista, Thaís Macedo, assessora da Mulher, delegada da Delegacia em Defesa da Mulher (DDM), Vânia Zaccaro, vereadora Daniele Dias e demais membros da comitiva.
Casa PodeRosa
São Sebastião possui um espaço dedicado especificamente a mulheres vítimas de violência doméstica, ou em situação de vulnerabilidade social: a Casa PodeRosa. O projeto foi idealizado pela primeira-dama Michelli Veneziani e, no espaço, há assistência de enfermagem, psicológica, social e jurídica, além de cursos de capacitação profissional, e áreas dedicadas à Assistência Social e ao Cadastro Único. Atualmente 87 mulheres são assistidas pela casa.
Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os atendimentos são realizados com todos os protocolos de higienização, como o uso de máscaras e álcool em gel, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, Vila Amélia, região central e é ligada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade pública da política de Assistência Social, onde são atendidas famílias e pessoas em situação de risco social, ou que tiveram seus direitos violados.
As ações da Casa PodeRosa são realizadas em parceria com Fundo Social, Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), secretarias de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião. Mais informações pelo número (12) 3893-1866.
Fotos: Divulgação/PMSS