No dia 30 de maio, às 13h, Caraguatatuba promove uma mesa redonda com o tema “A luta pela desinstitucionalização: desafios e avanços”. O evento será realizado na Secretaria de Educação, no bairro Indaiá, e faz parte das ações do mês da Luta Antimanicomial, cuja data nacional é celebrada em 18 de maio.
A ocasião marca a mobilização pela reformulação da assistência em saúde mental no Brasil.
O encontro vai discutir o fim dos modelos manicomiais e apresentar alternativas baseadas no cuidado em liberdade e na garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.
Serão abordados temas como políticas públicas, práticas de tratamento humanizado e os desafios ainda enfrentados no processo de desinstitucionalização para profissionais da saúde, educadores, assistentes sociais, estudantes, comunicadores e o público em geral, sem necessidade inscrição prévia.
O encontro busca estimular reflexões sobre o papel das instituições e da sociedade na construção de uma rede de atenção psicossocial centrada no respeito aos direitos humanos.
A mesa redonda integra o calendário de atividades do mês da Luta Antimanicomial e pretende fortalecer o debate sobre formas de cuidado em saúde mental fora do ambiente hospitalar.
Serviço
Mesa Redonda – A luta pela desinstitucionalização: desafios e avanços
Data: 30 de maio (sexta-feira)
Horário: 13h
Local: Secretaria de Educação – Avenida Rio de Janeiro, n° 860 – Indaiá
Público-alvo: Profissionais da saúde, educadores, assistentes sociais, estudantes, comunicadores e público em geral
Entrada: Gratuita/ sem necessidade de inscrição prévia
Foto: Luís Gava/PMC