Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Motociclistas recebem orientações de segurança durante blitz educativa do Maio Amarelo em São Sebastião

Como parte das atividades da campanha Maio Amarelo, na última quinta-feira (8/5) foi realizada uma blitz educativa no bairro Arrastão, na região central de São Sebastião, com o objetivo de orientar os motociclistas que trafegam pelo município.

A ação foi organizada pelo Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança Urbana (Segur) e contou com apoio das polícias Municipal e Militar, além da equipe da concessionária Honda.

Por cerca de uma hora, motociclistas que passavam pelo trecho foram parados para verificação da motocicleta, bem como documentações do veículo e pessoal. Aqueles que estavam com tudo em ordem tiveram a oportunidade de passar por um checklist da moto, bem como concorrer a um capacete e outros brindes ofertados pela concessionária.

O comerciante Ismael Luiz da Silva, 54, morador do São Francisco, na região central da cidade, considerou a blitz positiva. “Ele conta que pilota motocicleta desde novo e sempre se preocupou com a segurança, mesmo vendo usuários cometendo imprudências.”

Morador de Caraguatatuba, o churrasqueiro Igor Vitor Ferreira, 23, conta que pilota há pouco mais de dois anos e também procura sempre ser cuidadoso com sua vida e com a moto. “As revisões e documentações estão em dia”.

Juliano dos Santos Coelho é comerciante, tem 52 anos, mora em Caraguatatuba e trabalha em São Sebastião. Por isso, todos os dias percorre o trecho entre os dois municípios. Ele relata que pilota desde os 18 anos e que, infelizmente, costuma ver muita infração no caminho, principalmente de motoqueiros fazendo ultrapassagem em local proibido – faixa dupla, direção proibida e outros tipos de imprudência.

Para o diretor do Departamento de Trânsito, Alexandre Assunção, esse tipo de ação é importante para conscientizarmos motociclistas sobre os cuidados necessários. “Pode parecer bobagem, mas o uso de capacete com viseira levantada é perigoso, assim como pilotar de chinelo. Os riscos em caso de acidente podem ser graves.”

Palestra

Ainda como parte das atividades do Maio Amarelo, o Setor de Educação para o Trânsito da Segur, realizou palestras educativas para os alunos da Escola Técnica (Etec) de São Sebastião.

Outras palestras serão realizadas ao longo do mês para trabalhadores de empresas ligadas ao Porto, ao Hospital de Clínicas da Costa Sul e a entidades assistenciais. O lema deste ano é ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’ e haverá participação da Guarda Mirim e Polícia Municipal, da Segur, além das secretarias da Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), junto além de órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Funerária Campo Vale.

Duas importantes ações de panfletagem com simulados serão realizadas nos dias 27 e 29 de maio, sendo o primeiro a partir das 9h na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, e o segundo na Avenida Walkir Vergani, em Boiçucanga, a partir das 10h.

Serviço

Maio Amarelo – Desacelere. Seu bem maior é a vida.

27 de maio (terça-feira)

9h – Panfletagem e Simulado no Centro

29 de maio (quinta-feira)

10h – Panfletagem e Simulado em Boiçucanga

Sair da versão mobile