Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Caraguatatuba lança programa “Inclusão em Movimento” com assinatura de termo de parceria entre secretarias

Nesta segunda-feira (28), Caraguatatuba formalizou o termo de parceria intersecretarial que institui o programa “Inclusão em Movimento”, voltado à promoção da atividade física inclusiva, adaptada e do paradesporto para crianças e jovens com deficiência. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Mateus Silva e reuniu representantes das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), da Educação (Seduc) e de Esportes e Recreação (Secer).

O programa “Inclusão em Movimento” tem como objetivo fortalecer a educação e o esporte inclusivos, estimular o desenvolvimento e prática da atividade física, potencializar as modalidades paradesportivas para o desenvolvimento de talentos para o esporte de rendimento paralímpico.

O programa será desenvolvido em três eixos, sendo capacitação e sensibilização de professores, participação comunitária com atividades de grupo em espaços inclusivos e desenvolvimento do paradesporto, com treinamentos e inserção de atletas em competições.

As inscrições para as modalidades paradesportivas que trazem os critérios de classificação conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro, podem ser feitas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) ou na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, ressaltou a relevância da iniciativa. “A assinatura dessa parceria traz uma contribuição significativa para as práticas da educação física inclusiva, centrado nos princípios da cooperação e adaptação, mas também traz o olhar especializado dentro dos princípios das classificações e da competição que o paradesporto requer. Como também vai proporcionar o atendimento e agendamento de grupos comunitários, sejam grupos escolares, de bairros e até de outras cidades, visando às práticas recreativas, esportivas e de lazer inclusivas, lúdicas e mais próximas da natureza e da comunidade”, afirmou.

A secretária da Educação, Roseli Morilla, destacou o papel da escola na formação inclusiva. “O fortalecimento da educação inclusiva é uma prioridade para nossa rede. O programa chega para ampliar o suporte aos nossos educadores e alunos, cria novas possibilidades de  aprendizado e convivência”, explicou.

O secretário de Esportes e Recreação, Cláudio Longo, enfatizou o poder de transformação da prática esportiva. “O esporte é um instrumento fundamental para o desenvolvimento pessoal e social. Com o programa, vamos proporcionar vivências inclusivas e também preparar novos talentos para o paradesporto”, disse.

O prefeito Mateus Silva ressaltou o caráter inovador do projeto e o impacto positivo para o município. “Os princípios inclusivos precisam estar presentes em todas as ações do governo. O ‘Inclusão em Movimento’ é um exemplo concreto do nosso compromisso em garantir qualidade de vida e oportunidades para todos”, finalizou.

Fotos: Divulgação/PMC

Sair da versão mobile