Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Capacitação paralímpica alia esporte e inclusão social em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu na terça-feira (11), as primeiras atividades da Capacitação Paralímpica promovida pelo Governo do Estado de São Paulo.

A programação envolveu as aulas práticas e teóricas das modalidades esportivas de basquete em cadeira de rodas e atletismo. O espaço reuniu autoridades e educadores de diferentes atuações.

Estiveram presentes na abertura o prefeito Mateus Silva e o vice-prefeito Sérgio Braz, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, secretário de Esportes e Recreação, Coronel Cláudio Longo, e o adjunto Leandro Souza, além de outras autoridades municipais.

O evento também foi marcado pela participação do Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, que expressou a importância de aliar esporte, saúde e inclusão social.

A recepção contou com um coffee-break, a partir das 8h, e um momento de integração entre os participantes. Em seguida, as atividades foram realizadas de forma intercalada, enquanto uma turma estava em sala de aula, outra parte vivenciava o esporte na prática.

Além do café da manhã, também foi servido almoço a todos os participantes. Durante os quatro dias de capacitação os profissionais terão direito a alimentação, pois as aulas são extensas, das 8h às 18h.

Expectativa dos participantes

Em entrevista, os professores e demais profissionais inscritos na capacitação contaram estar animados com as aulas. Um exemplo é o professor de educação física Danilo de Oliveira, que é servidor público de carreira e trabalha na Secretaria de Esportes e Recreação. “Minha expectativa é grande, pois o curso oferece modalidades que eu tive pouco contato, mas sempre quis aprender. Sei que ao me capacitar também vou poder contribuir com o município, ajudar mais pessoas e levar esses esportes para nossos alunos”, disse.

Já o professor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Fabrício Vosso Dias, contou que sempre passa por capacitações, pois assim consegue ampliar seu conhecimento “Eu já trabalho em uma área que demanda capacitação constante, por isso busco me capacitar e levar o melhor para os alunos. Tenho altas expectativas nesses quatro dias de curso.”

Quatro dias de aprendizado e prática

A capacitação segue até o dia 14 de março em Caraguatatuba e faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa criada em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto busca incentivar e fortalecer o esporte paralímpico, ao mesmo tempo em que oferece suporte técnico e formação especializada para profissionais.

Durante a capacitação, os inscritos terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos, com foco em fundamentos técnicos, adaptações necessárias e estratégias para o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência.

Autoridades destacam importância da capacitação

O Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, enfatizou a importância do evento para o fomento à inclusão e parceria com os municípios. “Que estejamos cada vez mais perto, mais juntos, em um espaço mais inclusivo. Quero parabenizar Caraguatatuba pelas ações e engajamento”, afirmou.

O Prefeito Mateus Silva também destacou o compromisso do município com a inclusão e a união das secretarias em prol dessa prática. “Quero destacar aqui as secretarias presentes. É importante que todos possamos aprender, evoluir e fortalecer cada vez mais as práticas inclusivas.”

O evento traz instrumentalização para que isso aconteça. Por isso, o desenvolvimento do esporte paralímpico demanda conhecimentos específicos e é uma atividade que vem de encontro aos projetos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba.

De acordo com a secretária Ivy Malerba, a parceria com o governo estadual é fundamental para fortalecer o esporte adaptado no município. “O conhecimento e a ação do estado é enriquecedor para que os nossos profissionais possam atuar e abrir frentes, tanto na prática da atividade física para todos, de maneira inclusiva e cooperativa, mas também na ação específica do esporte de alto rendimento.”

Ainda segundo a secretária, Caraguatatuba tem atletas de destaque em nível mundial e o trabalho para torná-los notórios vem desde a base. “Começa com a capacitação do profissional, até a captação das crianças nas escolas e o trabalho incisivo para fazer do esporte seu grande propósito de vida”, contou.

O secretário de Esportes e Recreação, Cláudio Longo, também enfatizou a importância de estreitar relações e formar parcerias. “Essa colaboração com o estado é fundamental, porque assim conseguimos trazer mais equipamentos, revitalizar os nossos, e oportunizar projetos novos como a capacitação paralímpica, que vem atender uma demanda muito visada em nosso município.”

Programação de atividades – quarta-feira (12)

Goalball

8h – 8h30 | Coffee Break

9h – 13h | Aula prática

13h – 14h | Almoço

14h – 18h | Aula teórica

Tênis de Mesa

8h – 8h30 | Coffee Break

9h – 13h | Aula teórica

13h – 14h | Almoço

14h – 18h | Aula prática

Foto: Fernando Matos/PMC

Sair da versão mobile