Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Ilhabela intensifica ações de combate ao Aedes aegypti com mobilização da comunidade escolar

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, reforça seu compromisso com o enfrentamento da dengue e outras arboviroses por meio de ações preventivas.

Entre as ações de combate ao vetor, a Prefeitura tem promovido mutirões para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e intensificado campanhas educativas, como a ‘Semana de Mobilização Nacional nas Escolas’, uma oportunidade para envolver alunos e educadores, levando informações essenciais sobre a dengue e outras arboviroses.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a equipe do Controle de Vetores visitou as escolas municipais Professora Mércia do Nascimento Dias, Professor José Benedito de Moraes e Professora Ophélia Reale Montanhesi, com o objetivo de sensibilizar cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental I sobre os riscos da doença.

A agente de Combate às Endemias, Regina Peixoto, relata que durante as visitas, os estudantes participaram de rodas de conversa, onde aprenderam sobre os sintomas da dengue, o ciclo de vida do mosquito, os principais criadouros e as formas eficazes de prevenção. “Além disso, as crianças puderam expressar sua criatividade ao produzir cartazes informativos, que reforçam a importância de eliminar focos de proliferação do mosquito em suas casas e comunidades”, destacou.

A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, enfatizou a importância da educação como ferramenta essencial para a conscientização e engajamento das novas gerações. “A ideia é que os estudantes se tornem multiplicadores das informações adquiridas, levando a mensagem de prevenção para suas famílias e vizinhos, fortalecendo, assim, as ações de combate ao  Aedes aegypti em toda a cidade.”

Para a secretária de Educação, Lídia Sarmento, “A parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação é fundamental para o sucesso das ações de prevenção. Ao unirmos esforços, conseguimos levar informações essenciais aos estudantes, que se tornam agentes ativos na disseminação dessa conscientização. A educação é a chave para transformar hábitos e proteger nossa comunidade das arboviroses.”

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3896-9221.

Sair da versão mobile