Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Encontro planeja medidas para emergências em comunidades próximas a gasodutos em Caraguatatuba

O segundo encontro do grupo de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (Apell), da Petrobras, foi realizado na terça-feira (26) no prédio da Universidade de Taubaté (UniTau).

O evento reuniu representantes de diversos segmentos para dar continuidade às ações e planejamentos em casos de emergência em locais onde passam os dutos da empresa Transpetro, uma subsidiária integral da Petrobras.

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião, incluindo um representante da comunidade do bairro Pontal Santamarina. O Governo Municipal de Caraguatatuba esteve presente com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Cesar Eduardo Ferreira e duas representantes da Secretaria de Comunicação Social.

A pauta avançou com apresentações de colaboradores da Petrobras/Transpetro e da coordenação do Apell. Os integrantes sanaram as dúvidas e levantaram questionamentos pertinentes sobre as atividades e responsabilidades da empresa para com o município.

Capitão Romano ressaltou a necessidade de um fluxograma para orientar a população sobre ocorrências relacionadas aos dutos. Em caso de emergência, o primeiro contato deve ser feito com a empresa responsável. Se a comunicação não for imediata, o Corpo de Bombeiros é o próximo a ser acionado.

Também levantou a necessidade de reativação do gabinete de crise em Caraguatatuba, que outrora ficava no prédio do Corpo de Bombeiros. A proposta é voltar a utilizar a mesma sala, equipada e ajustada para uma situação real de emergência por vazamento ou explosão de gás nos dutos.

Na ocasião, foi cobrado ainda o retorno dos simulados que preparam a comunidade e os agentes para possíveis casos de emergência. Em comum acordo com os participantes, o primeiro simulado do ano deve ser realizado no segundo semestre.

Entre abril e maio está previsto um treinamento para atualização de informações.

Outras metas para 2025 incluem ampliar o engajamento da comunidade, fortalecer o grupo de voluntários, garantir a participação de um representante de cada bairro nas reuniões mensais, manter o site do Apell atualizado, criar um perfil no Instagram e realizar treinamentos e simulados em Caraguatatuba.

O representante da comunidade do Pontal Santamarina, Wagner Marques, participou pela primeira vez da reunião e enfatizou a importância do encontro. “Pretendo levar o objetivo dessa reunião para dentro do meu bairro, para que as pessoas saibam do que se trata. Costumo dizer que tudo dá certo, até tudo dar errado. Essa reunião é necessária. Precisamos saber o que será feito e, mais importante, o que fazer quando algo acontecer.”

A reunião contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e membros da Defesa Civil de Caraguatatuba, Serramar Shopping, Nova Tamoios, Coordenação da UniTau e Hospital Regional. Também estiveram presentes os representantes da Petrobras.

Transpetro e segurança dos dutos

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, é responsável pelo transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás natural, álcool e granéis. O sistema de dutos que atravessa os bairros requer monitoramento contínuo e ações preventivas para minimizar riscos. O Apell é parte desse esforço, e busca integrar a comunidade ao processo de segurança e resposta a emergências.

Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais – Apell

O Apell Caraguatatuba é uma parceria entre Petrobras, Governo Municipal de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santamarina.

O processo Apell funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade, formando o Grupo Coordenador.

O Grupo Coordenador reúne-se mensalmente para acompanhar o processo, planejar treinamentos e simulados, analisar cenários de risco, entre outras ações.

Serviço

Em caso de emergência nos dutos da Transpetro, ligar para 168 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Caso necessário, acionar Defesa Civil no 199 ou (12) 3882-1055 ou 3883-8913.

Foto: Divulgação/PMC

Sair da versão mobile