Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Unidades Escolares Municipais promovem Dia da Família na Escola neste sábado

Todas as escolas municipais de Caraguatatuba estarão abertas, das 8h às 13h, no sábado (22), para receberem pais e responsáveis dos alunos para um bate-papo sobre as diretrizes escolares, participarem de entrevista e atividades de lazer em família. Há mais de 20 anos essa prática é adotada na rede municipal de ensino.

O projeto Família na Escola é uma iniciativa que busca fortalecer a parceria entre pais, responsáveis e educadores, promovendo a participação ativa dos pais na educação dos filhos. O objetivo é estabelecer um vínculo positivo entre escola e família, para criar um ambiente de apoio e incentivo que favoreça o desenvolvimento dos estudantes.

A EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, atende 493 alunos do 1º ao 5º ano, e a diretora, Juliana Neuma, espera total comparecimento dos pais ou responsáveis.

“Quando abrimos ano letivo, muitos alunos ingressam na escola pela primeira vez, vindos de outros municípios ou de outros bairros. Essa é uma oportunidade dos professores finalizarem a entrevista com o pai, a mãe ou responsável, também onde o espaço físico é apresentado, juntamente com os funcionários. Fazemos várias atividades para integrar a comunidade escolar. Esse dia promove um estreitamento de laços para que eles participem de eventos, causas e projetos da escola durante o ano”, avaliou.

De acordo com a diretora da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, Maria Célia de Oliveira, que comanda 723 alunos, do 6° ao 9° ano, é de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes e para o estabelecimento do elo entre a escola e a comunidade escolar.

“Quando estive por dois anos na mediação de conflitos na EMEF Prof Euclydes Ferreira, eu pude perceber de fato essa questão. A escola não faz nada sozinha. Há de se entender que cada um tem a sua responsabilidade e juntando as forças nós conseguimos resolver os problemas e conflitos. Todos os pais que estiveram comigo nesse período fortaleceram esse elo. Os conflitos só puderam ser resolvidos por conta da participação dos pais e ou responsáveis. Hoje, como diretora, continuo acreditando na importância desse momento e cada dia mais fortaleço a participação dos pais não só no sábado letivo, mas também durante todo o ano”, afirmou.

Para a diretora Jessica Silva, do Ciefi Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, que atende 508 alunos, do 1º ao 5º ano, “esse dia de interação entre família, alunos e funcionários proporciona um momento de lazer no espaço escolar, com união e fortalecimento da comunidade escolar”.

Sair da versão mobile