Todas as escolas municipais de Caraguatatuba estarão abertas, das 8h às 13h, no sábado (22), para receberem pais e responsáveis dos alunos para um bate-papo sobre as diretrizes escolares, participarem de entrevista e atividades de lazer em família. Há mais de 20 anos essa prática é adotada na rede municipal de ensino.
O projeto Família na Escola é uma iniciativa que busca fortalecer a parceria entre pais, responsáveis e educadores, promovendo a participação ativa dos pais na educação dos filhos. O objetivo é estabelecer um vínculo positivo entre escola e família, para criar um ambiente de apoio e incentivo que favoreça o desenvolvimento dos estudantes.
A EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, atende 493 alunos do 1º ao 5º ano, e a diretora, Juliana Neuma, espera total comparecimento dos pais ou responsáveis.
“Quando abrimos ano letivo, muitos alunos ingressam na escola pela primeira vez, vindos de outros municípios ou de outros bairros. Essa é uma oportunidade dos professores finalizarem a entrevista com o pai, a mãe ou responsável, também onde o espaço físico é apresentado, juntamente com os funcionários. Fazemos várias atividades para integrar a comunidade escolar. Esse dia promove um estreitamento de laços para que eles participem de eventos, causas e projetos da escola durante o ano”, avaliou.
De acordo com a diretora da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, Maria Célia de Oliveira, que comanda 723 alunos, do 6° ao 9° ano, é de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes e para o estabelecimento do elo entre a escola e a comunidade escolar.
“Quando estive por dois anos na mediação de conflitos na EMEF Prof Euclydes Ferreira, eu pude perceber de fato essa questão. A escola não faz nada sozinha. Há de se entender que cada um tem a sua responsabilidade e juntando as forças nós conseguimos resolver os problemas e conflitos. Todos os pais que estiveram comigo nesse período fortaleceram esse elo. Os conflitos só puderam ser resolvidos por conta da participação dos pais e ou responsáveis. Hoje, como diretora, continuo acreditando na importância desse momento e cada dia mais fortaleço a participação dos pais não só no sábado letivo, mas também durante todo o ano”, afirmou.
Para a diretora Jessica Silva, do Ciefi Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, que atende 508 alunos, do 1º ao 5º ano, “esse dia de interação entre família, alunos e funcionários proporciona um momento de lazer no espaço escolar, com união e fortalecimento da comunidade escolar”.