Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Posse de novos integrantes marca a primeira reunião do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas

Órgão tem a missão de acompanhar e monitorar a implementação da estratégia climática do estado

Os 18 membros que compõem o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC) tomaram posse na tarde desta quinta-feira (20), durante a 1ª Reunião Ordinária do órgão, realizada no Auditório do Consema, localizado na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na capital. A reunião, presidida pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, marcou o início oficial das atividades do conselho, que terá a missão de monitorar a implementação da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e propor medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a resiliência das cidades paulistas a desastres ambientais.

O CEMC tem caráter estratégico e integra representantes de nove secretarias, municípios, academia, indústria e organizações socioambientais, sob coordenação da Casa Civil e da Semil. “É com orgulho que hoje realizamos a posse de nossos membros. O CEMC foi instalado pelo Governo de São Paulo em janeiro, com o objetivo de promover uma governança mais integrada e representativa. Temos como proposta a articulação entre os setores estratégicos para a resiliência climática e economia de baixo carbono, que inclui a restauração ecológica, segurança alimentar, resiliência hídrica, gestão de resíduos e saneamento e mercado de carbono”, explica a secretária.

O conselho surge em um contexto de crescentes desafios climáticos, como enchentes históricas, incêndios florestais e secas prolongadas no estado. Entre suas atribuições estão o acompanhamento de metas de descarbonização até 2050, a promoção de cidades resilientes e a articulação de políticas públicas intersetoriais.

Entre os municípios representados estão as regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, bem como a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). Representando a sociedade civil, foram convidadas organizações socioambientais com atuação na área de mudanças climáticas, universidades públicas paulistas e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Além da posse dos foi debatido o regimento interno do Conselho e o planejamento das próximas reuniões.

Confira abaixo a relação dos 18 membros, com seus respectivos cargos:

Casa Civil

 Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)

 Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI)

 Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

 Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA)

 Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM)

Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma)

Região Metropolitana de São Paulo

Região Metropolitana da Baixada Santista

 Universidades Paulistas

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

Organizações socioambientais com atuação na área de mudanças climáticas

Sair da versão mobile