Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Governo municipal retoma parcialmente atividades esportivas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba retomou, de forma parcial, na última quarta-feira (12), as atividades esportivas no município. A Secretaria de Esportes e Recreação suspendeu temporariamente as aulas para realizar o recadastramento dos alunos, uma vez que o Instituto Social Boa Esperança, responsável pelo projeto Nova Onda, levou consigo os dados dos participantes e das modalidades ofertadas ao fim do contrato no último dia 31 de janeiro.

Até o momento, foram efetuadas seis mil rematrículas. O prazo para recadastramento segue até 17 de fevereiro no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).

A rescisão do contrato com o Instituto Social Boa Esperança foi necessária devido à redução de aproximadamente 40% do orçamento da Secretaria de Esportes e Recreação para 2025. O contrato, que teria um custo de R$ 9,2 milhões em seis meses, inviabilizaria a continuidade das atividades esportivas até o fim do ano.

As aulas estão sendo conduzidas por uma equipe composta por oito professores efetivos, três comissionados e 38 professores voluntários, que assinaram um termo de voluntariado.

O prefeito Mateus Silva destacou a importância do apoio dos professores voluntários. “Fomos surpreendidos com a adesão voluntária de 38 professores que eram contratados pelo projeto e acreditaram na nossa proposta de reestruturação, não apenas da Secretaria de Esportes e Recreação, mas de toda a cidade. Isso nos deu mais energia e vontade para, junto com o quadro de professores efetivos e comissionados da pasta, promovermos um recenseamento das matrículas e retomarmos as atividades de forma gradual até que o novo chamamento, dentro da grade orçamentária, possa ser realizado nos próximos dois meses, conforme nossas expectativas.”

Enquanto isso, o Instituto deve restituir os bens adquiridos com recursos da parceria encerrada e apresentar a prestação de contas final em até 120 dias.

Reunião

Na última segunda-feira (11), o prefeito Mateus Silva reuniu-se com os professores voluntários, além dos profissionais do quadro efetivo e comissionado da Secretaria de Esportes e Recreação. “Agradeço a cada um de vocês por se colocarem à disposição para ajudar. Esse é um ato de grandeza e amor ao munícipe e a Caraguatatuba. Em meio a uma redução orçamentária de mais de R$ 260 milhões em toda a prefeitura, estamos enfrentando desafios em todas as áreas. Mesmo assim, vocês estão dando um banho de civilidade e têm o meu respeito.”

O prefeito também ressaltou a importância do esporte na formação dos jovens. “O esporte me ensinou o que há de mais importante para o ser humano, a disciplina. Também ensina hierarquia, a ganhar e a perder. Por meio do esporte, nossas crianças podem ter um futuro diferente, romper barreiras e conquistar metas e sonhos.”

A partir de 10 de março, novas atividades terão início no Centro Social Agostinho de Souza, no Morro do Algodão, com aulas de Tai Chi Chuan e Kickboxing, além de futebol de campo no campo do bairro. A previsão é que as atividades da piscina no Centro Esportivo também sejam retomadas nessa data.

Programação das aulas

Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug)

Atividades nos bairros

Quadra poliesportiva do Tinga

Sair da versão mobile