A trajetória internacional de sucesso dos irmãos gêmeos Rodrigo e Rogério Nogueira, mais conhecidos como Minotauro e Minotouro, respectivamente, extrapolou os ringues e se tornou um projeto social bem sucedido, que une esporte e educação – o “Para Além das Fronteiras”.
A proposta foi apresentada por Rogério e assessores, na terça-feira (11), à secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla, e equipe, a pedido do prefeito Mateus Silva.
O objetivo é usar o esporte e a educação como ferramentas de transformação, implementar núcleos de iniciação esportiva nas modalidades das artes marciais, Boxe, Judô, Jiu-Jitsu e Muay Thai, contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, físico, social e afetivo das crianças e adolescentes atendidos nas atividades. Também combater à evasão escolar, melhorar o respeito mútuo entre os estudantes e aumentar o índice de notas.
De acordo com Minotouro, a metodologia tem base científica sólida, que preconiza o ensino de valores éticos, a redução do sedentarismo, a melhora no rendimento escolar, assimilação de regras e uso do raciocínio lógico, queda dos índices de violência, do uso de drogas e construção de uma cultura de paz.
“Nosso método reforça, ainda, princípios como disciplina, confiança, perseverança, caráter, compaixão, espírito esportivo, autorresponsabilidade e trabalho em equipe”, acrescentou o ex-atleta.
A ideia é que a curto, médio e longo prazo, os 1.687 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, sejam alcançados pelo programa.
A secretária de Educação disse que as artes marciais cresceram e se destacaram muito no país e será um incentivo para alunas e alunos, inclusive para auxiliar na contenção da evasão escolar.
“No momento, nosso foco é equilibrar nossa receita, nossas contas, nesse início de gestão. Ficamos impressionados com a qualidade do projeto. No futuro, espero que bem próximo, consigamos implementá-lo na rede municipal. Será um sonho a ser realizado”, disse Roseli Morilla.
Encontro
O prefeito de Caraguatatuba recebeu o ex-atleta no gabinete e reforçou sua convicção na prática esportiva como transformadora de uma sociedade, positivamente.
Mateus Silva destacou que o esporte é uma das prioridades de sua gestão, bem como a educação e que, assim que colocar as finanças em dia, empreenderá o projeto “Para Além das Fronteiras”, no município.
“O esporte me ensinou o que há de mais importante para o ser humano: a disciplina. Também ensina hierarquia, ensina a ganhar e a perder. Por meio do esporte nossas crianças podem ter um futuro diferente, romper barreiras e conquistar metas e sonhos. Tenho certeza que a parceria Esporte e Educação proporcionará melhores resultados e é isso que queremos para nossos alunos”, afirmou.
Rogério Minotouro – Antônio Rogério Nogueira é faixa preta em Jiu-Jitsu e grande representante das artes marciais brasileiras no cenário do MMA mundial. Foi medalha de bronze na modalidade boxe os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Além de empresário é amante das causas sociais. É presidente da Confederação Brasileira de MMA Desportivo.
Foto: JC Curtis/PMC