Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Boletim semanal aponta 17 praias impróprias para banho no Litoral Norte de SP

Uma análise realizada pela Cetesb na última quinta-feira (23), revela um novo panorama quanto à balneabilidade das praias da região. Segundo os dados apresentados, das 98 praias monitoradas, 17 apresentam a classificação “imprópria” para banho e 81 praias ostentam índices de qualidade da água que atendem plenamente às normas estabelecidas.

Segundo as autoridades competentes, os municípios do Litoral Norte tem implementado medidas para monitorar e melhorar a qualidade da água, investindo em saneamento básico e promovendo a conscientização ambiental. A presença de poluentes, muitas vezes provenientes de fontes não identificadas, continua a ser uma preocupação em algumas praias das cidades do Litoral Norte, como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

Boletim Cetesb

Segundo boletim divulgado em São Sebastião das 30 praias monitoradas que banham o município, cinco estão impróprias para banho, a praia do Arrastão, Deserta, Pontal da Cruz, Porto Grande e Preta do Norte. Em Ilhabela, 5 das 19 praias que cercam o município estão impróprias, são elas, Praia do Sino, Saco da Capela, Itaquanduba, Itaguaçu e Veloso. Em Caraguatatuba, das 14 praias monitoradas, apenas 2 praias encontram-se com bandeira vermelha é a Prainha na região central e Cocanha no norte do município. Em Ubatuba das 35 praias monitoradas, 5 estão impróprias para banho, são as praias Itaguá (Avenida Leovegildo, nº 240 e 1724), Rio Itamambuca, Perequê-Açu, Itaguá e Santa Rita.

A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo recomenda evitar banhar-se em água do mar classificada como Imprópria, tomar banho de mar após chuvas muito intensas e banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.

Sair da versão mobile