A Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica da cidade, iniciaram um mutirão na quinta-feira (16/1) para retirar cabeamentos irregulares de telecomunicação dos postes em oito bairros de Caraguatatuba.
Com o suporte da Secretaria de Urbanismo, a ação da concessionária e do governo municipal visa garantir a segurança e reduzir a poluição visual causada pelo excesso de fiação clandestina. Os bairros atendidos são Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Sumaré, Getuba, Poiares, Praia das Palmeiras e Jardim Gaivotas. O trabalho é realizado até esta sexta-feira (17/1).
As equipes mapearam as áreas com fiação irregular que oferecem riscos à população e interferem no espaço de empresas regularizadas. Os responsáveis já foram notificados para realizarem a adequação dos cabeamentos e os fios sem identificação ou desativados serão removidos.
O compartilhamento de postes entre empresas de telecomunicações é regido por regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, com o objetivo de reduzir custos. A EDP, ao identificar cabos em condições irregulares, atua na retirada para minimizar riscos e restabelecer a ordem nas redes.
A Prefeitura de Caraguatatuba e a concessionária reforçam que as intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações/internet devem ser realizadas sempre pelas empresas proprietárias dos referidos cabos, pois há o risco de interrupção na prestação dos serviços, que são essenciais para a população e, em especial, para hospitais, escolas, segurança pública, órgãos públicos, entre outros.
A Secretaria de Urbanismo informa que os canais de atendimento da EDP funcionam 24 horas e são gratuitos, por meio do portal www.edp.com.br; aplicativo EDP On-line; WhatsApp (11) 93465-2888 ou a Central de Atendimento ao Cliente 0800 721 0123.
Fotos: Divulgação/PMC