Ao longo do ano letivo, os estudantes desenvolveram projetos que estão sendo expostos na 8ª edição da Exposição Tecnológica, Educacional e Cultural – EXPOTEC da escola, que reflete a interação entre alunos, professores e famílias, mostrando a importância do contexto social e cultural em que a escola está inserida.
Na EM Maria Alice Rangel, alunos do 3º e 4º anos participaram de um projeto interdisciplinar que combinou sustentabilidade, empreendedorismo e tecnologia. A proposta envolveu a criação de brinquedos e fantasias ecológicas, desenvolvidos com materiais recicláveis, durante as aulas de empreendedorismo.
Os estudantes do 3º ano criaram brinquedos ecológicos, enquanto os alunos do 4º ano trabalharam fantasias sustentáveis. As atividades foram conduzidas pela professora Carla Cury, que destacou a importância da conexão entre criatividade e consciência ambiental. “A integração da robótica com o empreendedorismo, especialmente na criação de brinquedos ecológicos, conecta tecnologia e sustentabilidade de forma prática”, afirma. “Os alunos aprendem a projetar, programar e pensar em soluções criativas e responsáveis, desenvolvendo tanto habilidades técnicas quanto uma visão empreendedora focada no futuro”, finaliza.
As aulas de robótica também tiveram papel fundamental no projeto, permitindo que os alunos explorassem conceitos de programação e tecnologia. O orientador educacional Augusto Vieira, que acompanhou o desenvolvimento dos protótipos, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Foi incrível observar como as aulas de robótica ampliaram a visão dos alunos, conectando os conceitos de sustentabilidade e tecnologia. A exposição de protótipos inspirou tanto a comunidade quanto os próprios estudantes, que perceberam o impacto que suas ideias podem gerar”, comentou.
Para a EXPOTEC, as criações da estudante Maria Vitória, do 4º ano, e Gustavo Henrique, do 3º ano, foram exibidas, além de protótipos com a temática de parques de diversões.
As iniciativas também receberam elogios dos familiares. “Achei o máximo ver a participação da minha filha na EXPOTEC porque agrega mais conhecimento para ela. Acredito que a robótica tem ajudado no aprendizado e no seu conhecimento”, conta Lydiane, mãe da aluna Maria Vitória. “Depois das atividades, minha filha começou a desenvolver criações e trabalhar mais focada nessas criações. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos por essa iniciativa tão importante para jovens e crianças”, enfatiza a mãe.
Cultura Maker
Na EM Cynthia Cliquet Luciano, durante a EXPOTEC, no estande da Cultura Maker, alunos do 8º ano B, ganhadores do campeonato de robô sumô realizado na unidade foram os responsáveis para apresentar ao público como funciona a disputa e o que pode interferir na batalha no momento de elaboração e programação dos protótipos.
A EXPOTEC é uma realização da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, que ocorre esta semana nas escolas municipais. Com o tema ‘Uma escola, muitas culturas’, o evento destaca a diversidade cultural das unidades escolares e valoriza os saberes locais.