A Prefeitura de Caraguatatuba formou na noite desta segunda-feira (16/12) a 6ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 52 alunos.
O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, foram realizadas atividades socioeducativas, com capacitação profissional, noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Além do caráter educativo e de promoção da cidadania, a qualificação tem como objetivo preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho.
Participaram da formatura o prefeito Aguilar Junior, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, a secretária de Educação, Márcia Paiva, a Comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitã Érika Ramalho, e o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.
A Guarda Mirim foi regulamentada em 2018 para contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 304 jovens e encaminhou 220 para vagas de Jovem Aprendiz em diversos setores das secretarias municipais ou para o mercado de trabalho.
“Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por ter me escolhido para comandar esse projeto tão maravilhoso, que prepara os jovens para o futuro”, disse o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.
Já a Capitã Érika Ramalho, comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, destacou que os jovens saem do curso transformados. “O projeto da Guarda Mirim tem um poder transformador, que traz neles o espírito de disciplina e trabalho em equipe”.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou o empenho de todo um time para que o projeto pudesse ser um sucesso. “Foram várias pessoas envolvidas, mas tudo isso não seria possível se não tivesse a vontade política do prefeito”.
Por fim, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, falou da importância dos pais neste processo de formação. “O apoio dos pais foi fundamental para que eles se formassem. Tenho orgulho de dizer que foi um projeto que criei em 2018, com o objetivo de formar cidadãs e preparar nossos jovens para o futuro. Essa formação é só mais uma etapa e estes jovens estão preparados para o mercado e que também possam ser suportes aos familiares”, concluiu.