Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Capoeirista de São Sebastião conquista medalha de prata no 86º Jogos Abertos

A atleta de capoeira da equipe de São Sebastião, Yasmin Santos de Moraes, subiu ao pódio no 86º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, realizado em São José do Rio Preto, na última quinta-feira (12). Na quarta participação na competição, Yasmin conquistou o segundo lugar no peso leve e ganhou a 2ª medalha de São Sebastião nos Jogos.

A atleta conseguiu a vaga para disputar os Jogos Abertos após ser campeã no 66º Jogos Regionais, realizado em São Sebastião no mês de julho. Nos Jogos Regionais de São Sebastião, a equipe de capoeira da cidade levou nove medalhas e dois troféus.

Para a capoeirista, esse resultado nos Jogos Abertos só foi possível graças ao apoio dado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP).

“Estou muito feliz por ter conquistado essa medalha de prata para São Sebastião. Preciso agradecer o prefeito Felipe Augusto e o vice-prefeito Reinaldinho por todo o apoio dado para nós atletas. A capoeira do município tem sido destaque nas principais competições do Estado e isso é resultado de muito empenho e compromisso com o Esporte do município”, falou Yasmin.

Na edição de 2023, Yasmin fez história após ganhar uma medalha de ouro, apesar de 2024 não ter vindo outro ouro, a atleta está muito satisfeita com a medalha de prata no 86º Jogos Abertos.

A comissão técnica da equipe sebastianense de capoeira conta com o técnico Antônio Carlos Rodrigues, conhecido popularmente como Mestre Carvoeiro, e os assistentes Fernando Sebastião Rodrigues e Cícero dos Passos.

O Mestre Carvoeiro afirma que é uma honra ver uma atleta da equipe de São Sebastião fazendo uma trajetória de resultados positivos nos Jogos Abertos. Na opinião dele, essa vitória não é só dela, mas de toda a comunidade que apoia e acredita no esporte como ferramenta de transformação.

“A capoeira, como expressão cultural e esportiva, ensina a importância da disciplina, da resistência e do espírito de equipe, e ela soube aplicar tudo isso na sua trajetória. O resultado que ela trouxe é um reflexo do esforço diário e do amor que ela tem pela capoeira e pelo esporte. Estamos muito orgulhosos e certos de que essa conquista vai inspirar muitos jovens da nossa cidade a seguirem seus sonhos”, concluiu o Mestre.

1ª medalha de São Sebastião no 86º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”

A 1ª medalha de São Sebastião no 86º Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni saiu, na última segunda-feira (9). A boxeadora Maira Alexandre Alfredo, 32 anos, conquistou o bronze após lutar com a atleta santista Luany Cristina Moura da Silva.

A lutadora disputou a categoria livre elite até 70kg e entrou para história ao conquistar a primeira medalha da cidade nessa modalidade nos Jogos Abertos. Maira pratica boxe há quase três anos e participa pela primeira vez dos Jogos Abertos.

“Essa conquista representa muito para mim, é um encerramento de ano perfeito. Há alguns anos eu não me imaginava conquistando medalhas e títulos. Não pretendo parar por aqui, meu sonho é me tornar uma boxeadora profissional e ser campeã mundial”, comentou Maira.

São Sebastião nos Jogos

A delegação sebastianense disputa o 86º Jogos Abertos que ocorre de 7 e 20 de dezembro, na cidade de São José do Rio Preto. São Sebastião conta com aproximadamente 80 pessoas em sua delegação, sendo 60 atletas.

Os esportistas do município disputam as modalidades vôlei de praia, bocha, ginástica artística, atletismo, voleibol masculino, futsal feminino Sub-21, boxe feminino, badminton masculino e feminino, além da capoeira.

Os atletas do município têm todo o suporte das equipes da Secretaria de Esportes de São Sebastião (SEESP), desde a comissão técnica aos serviços de limpeza, alimentação e manutenção no alojamento, caso seja necessário.

Na última edição, que também foi realizada em São José do Rio Preto, os atletas do município conquistaram o 45º lugar no ranking. Em 2022, São Sebastião foi sede dos Jogos Abertos e disputou 25 modalidades, possibilitando um bom desempenho e a chegada na 17ª posição.

Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni’

Reconhecido como o maior evento esportivo amador do Brasil e da América Latina, os Jogos Abertos, ou, Olimpíadas do Interior, reúne atletas de 136 cidades em diversas modalidades, promovendo integração, competição saudável e a valorização do esporte.

Foto: Daniela Andrade/PMSS

Sair da versão mobile