Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, recebeu neste final de semana a terceira etapa do calendário do XTERRA Brasil. A cidade reuniu cerca de 2.300 participantes na praia Martim de Sá, tradicional ponto turístico da região. Em clima descontraído e competitivo, o sol colaborou e deixou os percursos das provas ainda mais bonitos.
Com o feriado no estado de São Paulo se aproximando, os competidores trouxeram seus familiares para torcerem e curtirem o evento. Foram momentos de alegria e superação que deram o tom no sábado (6) e mostraram que o XTERRA Brasil é muito mais do que um circuito esportivo.
“Como esperado, foi uma etapa maravilhosa e fantástica, os atletas gostaram bastante. Estamos vendo que, cada vez mais, Caraguatatuba está se consolidando no calendário do XTERRA Brasil”, comentou André Jubão, Gerente de Projetos do circuito.
Parcerias e patrocinadores
O evento teve início na última sexta-feira (5), na praça de Martim de Sá. O evento montou toda a estrutura para retirada de kits e exposição dos principais patrocinadores. Dentre eles estava Maria Hilda, moradora de Caraguá e dona da marca Nuty Açai. A comerciante local comemorou o evento na cidade e a oportunidade de fazer uma renda extra no mês: “Evento muito especial para cidade de Caraguá. Esperamos que toda essa movimentação ajude os comerciantes locais”, falou.
Também presente no evento, o comerciante Lucas Campos, dono da marca Cervejaria 040 Mountain Brew CO, exaltou o tamanho do evento e comemorou a exposição de sua marca. “Conheço o XTERRA tem bastante tempo, sei da força que tem com a galera do mundo esportivo. Expor minha marca aqui é um grande privilégio. Espero atrair um grande público no consumo do meu produto”.
O circuito
Sábado (06), com a praia abarrotada de gente e um dia bastante ensolarado, os atletas se reuniram na Martim de Sá apenas para aguardar o inicio dos trabalhos. A adrenalina tomou conta da arena XTERRA proporcionando o lema We Play. We Protect.
Famoso de outros anos e de várias edições, o atleta Diogo Malagon confirmou o favoritismo e venceu a prova de Triathlon na categoria masculina. “O percurso foi bom, estava massa. A bike tem um trecho técnico que eu gosto, bem desafiador, é rápido e legal. Mesmo pegando o pessoal na segunda volta não atrapalhou muito. A parte da corrida é dura, muito técnica, com um nível de competitividade muito forte. Agora vou me preparar para o XTERRA em Manaus”, falou o atleta natural de Cosmópolis, interior de São Paulo.
Assim como Malagon, a atleta Camila Alves, campeã do Triathlon na categoria feminina, exaltou a dificuldade do percurso e deu spoiler de seu próximo desafio no circuito XTERRA. “A galera acha que Caraguá é fácil, mas tem um trecho bem técnico. Uma corrida de 6km demora mais de 1h. Foi bem desafiador, um dos mais de todo circuito. Agora um pequeno spoiler pra vocês: que venha o XTERRA Amazônia, aguardem”, disse.
A prova de Trail Run foi marcada por muita RAÇA e SUPERAÇÃO peloscompetidores da prova. Vencedor da última etapa, em Ilhabela, o mineiro Claudiano Pires de Souza voltou a vencer em Caraguá. Bastante cansado por conta do sol, o atleta cruzou a linha de chegada bastante desgastado fisicamente, e acabou precisando de atendimento médico. Apesar do susto, o atleta voltou para casa com o troféu de campeão.
Também vitoriosa em Ilhabela, Geisla dos Santos Moraes garantiu o bicampeonato em Caraguatatuba. “A prova foi muito boa, graças a Deus deu tudo certo. Foi minha primeira vez em Caraguá e foi gratificante. Agora vou me preparar para etapa do Mundial”, falou a atleta.
Mostrando que é para todas as idades, o atleta Luiz Escudero, de 62 anos, concluiu a linha de chegada na categoria do Triathon. Mostrando que está com tudo em cima, o vitorioso na categoria de 60 a 69 anos comemorou o feito. “Foi uma prova dura, a primeira que fiz em Caraguá. Foi muito bacana, lugar muito bonito, visual bacana. Além disso, a vibe dos competidores ajudou bastante. Vou me preparar para competir novamente no XTERRA esse ano”, comemorou.
Confira outros resultados no link: https://www.trichipcronometragem.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2024/xterra-caragua/corrida.clax
Parceria com a Federação Aquática Paulista
Novidade na temporada de 2024 do XTERRA, a FAP (Federação Aquática Paulista) marcou presença novamente. Igor de Souza, Diretor de provas e de Maratonas Aquáticas, falou mais sobre a parceria da FAP com o XTERRA e explicou a motivação dos atletas na competição.
“Fizemos uma collab entre XTERRA e FAP, juntamos dois campeonatos, o XTERRA e o Campeonato Paulista para todo mundo conhecer todos os esportes. Foi algo bem positivo, é a terceira prova que fazemos, uma no ano passado e duas esse ano e o feedback dos atletas está sendo bastante positivo”, explicou. O gestor ainda falou sobre o nível competitivo.
“O nível está ficando cada vez mais alto, principalmente entre os atletas mais jovens. O campeonato vale bolsa-atleta para as categorias juvenil e júnior, então a disputa é muito acirrada com bons atletas”, finalizou.
A FAP contou com cerca de 400 atletas federados competindo no XTERRA Brasil.
Próximos passos Após a disputa em Caraguá, o XTERRA vai desembarcar na floresta amazônica, mais especificamente em Novo Airão, município de Manaus, no Amazonas. As inscrições já estão abertas no site: https://xterrabrasil.com.br/portfolio-item/amazonia/
Sobre a X3MFundada por Bernardo Fonseca, a X3M nasceu em 2005, com a primeira edição do XTERRA no Brasil, seguindo como franqueada da marca até 2012, quando fez a aquisição de todos os direitos e tornou o Brasil o único país a ter independência globalmente. Foi pioneira na construção do Trail Running, trazendo o conceito de esporte e turismo outdoor de forma consistente, e destacou-se também ao criar a primeira corrida noturna, que passou por 18 cidades do país. A vocação da X3M pela criatividade e performance construiu relacionamento com diversas marcas que buscavam se destacar no mercado de live entertainment através do esporte. Em 2014, construiu seu próprio sistema de tíquete e montou seu primeiro centro de distribuição com infraestrutura para todos os eventos. Em 2019, se tornou representante do Running Heroes, aplicativo francês de extensão de relacionamento das marcas através do esporte. Adquirida pelo grupo SBF em maio de 2022, a X3M organiza também a Uphill Marathon, mais desejada prova de subida do Brasil; projeto De Braços Abertos, que leva há 12 anos o esporte, a cultura e a cidadania para comunidades fluminenses e a Nike São Paulo Run.
Fotos: Rodrigo Barreto