Resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Caraguatatuba, SENAI e EDP, 16 alunos se formaram nesta terça-feira (02), no curso de Eletricista de Redes de distribuição de energia elétrica. A cerimônia foi realizada no auditório da Fundacc.
O curso gratuito integra a Escola de Eletricistas de Caraguatatuba, uma iniciativa desenvolvida por meio de parceria da EDP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), localizado no Porto Novo, para a realização das aulas de capacitação que duraram 90 dias.
Nos três meses de curso, os alunos aprenderam sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.
A única mulher da turma, Elisangela Nunes, agradeceu aos envolvidos no curso e destacou que 100% da turma chegou ao final. “Isso é gratificante, pois todos tiveram obstáculos para desistir, mas nos mantivemos firmes e fortes para alcançar mais este objetivo. Obrigada pela oportunidade”, disse.
O ex-aluno e atualmente funcionário da EDP, Douglas Tomé durante seu depoimento destacou a importância de aproveitar as oportunidades. “A chance do curso passou na minha porta, aproveitei e após 13 anos como eletricista residencial, hoje estou em uma nova área com diversos aprendizados. E após seis meses de empresa fui promovido para técnico de medição e vou continuar me dedicando”, contou.
O prefeito Aguilar Junior ressaltou a parceria da Prefeitura, Senai e EDP que sempre dá bons frutos, com oportunidades de emprego para população. “Que consigamos empregar todos os alunos como bons técnicos. Essa formatura é só o começo de uma trajetória profissional que vocês têm pela frente. Parabéns a todos”, concluiu.
O gestor executivo da EDP-SP, Benedito Roberto de Miranda falou sobre a importância da segurança no trabalho e destacou que a profissão de eletricista é digna de nobreza. “A segurança e a vida são mais importantes que qualquer resultado. Ser eletricista é nobre, sendo um profissional essencial para população, principalmente no bem estar, na saúde e na comunicação. É muito mais que fornecer energia. Por isso, deem valor à profissão de vocês e continuem estudando e aprimorando”, disse.
Ao término do curso os alunos e alunas recebem o certificado do SENAI e permanecem cadastrados no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos para vagas efetivas.
A cerimônia ainda contou com a presença do presidente da Câmara Tato Aguilar e dos vereados Baduca Filho e Marcelo Pereira; do secretário adjunto de Governo, Allan Mattos; do professor da turma, Antonio Marcos; do gerente de construção e serviços da EDP Caraguatatuba, Gledson Moreira; e da coordenadora de relacionamento com a Indústria com o Senai, Ana Lúcia Cursino.
Foto: Divulgação/PMC