A Força Nacional do SUS (FN-SUS) do Ministério da Saúde acaba de convocar o enfermeiro André Leandro, servidor público da Prefeitura de São Sebastião há 30 anos, e que atua como enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para auxiliar na assistência à população do Rio Grande do Sul (RS).
O profissional conta que recebeu uma ligação do Ministério da Saúde, no último sábado (25), com a confirmação de sua presença neste trabalho.
“Assim que recebi a ligação, conversei com o prefeito Felipe Augusto, que prontamente me liberou, com todo suporte do município. Nesta terça-feira (28), já estou embarcando para Brasília, para realizar um ‘briefing’, um treinamento para a missão. De Brasília, embarco em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que me levará até a cidade de Canoas. A missão será composta por outros 40 profissionais de Saúde de todo Brasil, escolhidos para esta honrosa tarefa”, explicou André.
O enfermeiro conta que a previsão é de que esta equipe trabalhe diretamente na assistência às vítimas da tragédia, que estão em hospitais de campanha, abrigos e cidades do Rio Grande do Sul.
A duração deste trabalho será de 15 dias, caso não ocorram outros agravamentos climáticos na região.
“Meu sentimento, neste momento, é de solidariedade e gratidão. Levo o aprendizado de cada colega de enfermagem comigo, o que me fortalece ainda mais. Sou grato ao meu Deus, também ao Prefeito Felipe Augusto, ao meu vice-prefeito Reinaldinho Moreira e a secretária de Saúde, Laysa Pires, por me cederem à Federação para que eu possa servir aos irmãos Gaúchos. Agradeço também imensamente à doutora enfermeira, Marisa Malvestio, da Força Nacional do SUS”, ressalta André.
André Leandro participou diretamente com os demais colegas da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião no atendimento à população durante a catástrofe vivida no município em 19 de fevereiro de 2023, no transporte aeromédico de vítimas da Vila Sahy.
Com 49 anos, André foi admitido na Prefeitura de São Sebastião em 1994. No ano de 1995, André já era funcionário da Seção de Socorro da Defesa Civil do município. Em 1998, ele formou-se auxiliar de enfermagem
De 2009 a 2010, foi ponto focal do Ministério da Saúde e responsável técnico pela implantação do SAMU em São Sebastião e todo Litoral Norte de São Paulo. Em dezembro de 2014, graduou-se enfermeiro.
A diretora do SAMU de São Sebastião, Sheila Rezende, explica que a Força Nacional do SUS é um programa vital, composto por profissionais de saúde altamente treinados em todo o país, mobilizados para responder de forma rápida e eficaz a emergências e desastres.
“A participação de São Sebastião, por meio do enfermeiro do SAMU, André Leandro, neste seleto grupo de voluntários, reflete nosso compromisso contínuo com a solidariedade e os primeiros socorros. Tendo vivido um desastre em 2023, São Sebastião compreende profundamente a importância de uma resposta rápida e eficaz. Nosso município está comprometido com a recuperação do Rio Grande do Sul, após a recente tragédia, o que demonstra nosso comprometimento e empatia. A experiência e competências de André Leandro reforçam a missão da Força Nacional do SUS, enfatizando a força e resiliência da gestão municipal em tempos de crise” explica a diretora.