Neste sábado (20), São Sebastião recebe a fase de triagem do Paúba Super Tubos, campeonato de surfe apoiado pela Secretaria de Esportes (SESEP) da Prefeitura de São Sebastião. As primeiras baterias da triagem estão previstas para iniciar a partir das 8h.
Depois de aguardar por condições favoráveis das ondas, os organizadores prometem um espetáculo de manobras durante a eletrizante competição.
Os atletas, a mídia e público foram informados com 72 horas de antecedência deste evento, já que a janela de seleção estava aberta desde o começo do ano.
Embora o evento principal seja fechado para convidados, a janela de triagem é a oportunidade de outros atletas disputarem a fase principal da competição.
Na etapa de triagem, serão contempladas as categorias Open Surf, Body Boarding e Body Surf, em um total de quase 60 competidores.
Segundo um dos idealizadores da atração, João Pedro, “o evento mira os sábados e domingos que possuam um vento swell perfeito para realização, por isso, criamos as janelas. Desta forma, podemos trabalhar melhor também com as agendas dos atletas”.
Desde o ano passado, o Paúba Super Tubos faz parte do Circuito de Bodysurfing World Tour da International Bodysurfing Association.
Campeões da edição 2023
Na última edição do evento, o pernambucano Ian Gouveia levou o título da categoria Open derrotando o local de Juquehy Thiago Camarão, que ficou com o segundo lugar; Sergio Luan foi o terceiro e Robson Santos o quarto.
Na categoria feminina Open, Suelen Naraísa conquistou o primeiro lugar depois de obter a maior somatória com uma nota de 6.35. A atleta comemorou muito e destacou a qualidade das ondas de Paúba.
No bodyboard, o guarujaense Bruno Rocha festejou demais a conquista e tentará ganhar o tri nesta edição. Já o carioca Victor Figueiredo foi o campeão do Bodysurf (surfe de peito) e também ganhou o evento principal depois de pegar ondas incríveis.