Apresentação é gratuita e celebra os 10 anos da Companhia Achadouros
Inspirada nas poesias de Manoel de Barros, a Companhia de Achadouros apresenta neste sábado, dia 20, às 16h, o espetáculo “Os Lavadores de Histórias” – que por meio de cenas cômicas, circenses e teatro de sombras faz uma reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e da imaginação.
A peça, que será realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, tem classificação livre e os ingressos são gratuitos, basta retirá-los no site megabilheteria.com. A apresentação em Ubatuba marca o início da temporada da peça, que percorrerá cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, celebrando os 10 anos da Companhia Achadouros.
Essa montagem apresenta os personagens Urucum, Tomtom e Jatobá, que atuam como lavadores de histórias. Eles carregam consigo o “rio da memória”, no qual vão lavando objetos esquecidos que encontram em quintais abandonados, revelando assim memórias de outros tempos, histórias divertidas e momentos vividos em cada um desses lugares.
O espetáculo “Os Lavadores de História” estreou em 2018 e já foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias Direção, Revelação e Trilha Musical Adaptada, além de receber quatro estrelas pela revista Veja São Paulo. A temporada é a primeira ação do projeto “Cia de Achadouros faz Dez Anos”, contemplado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 de Grupos e Coletivos Artísticos, do Governo Federal. A peça também tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).