Os alunos da Educação Infantil de Ilhabela aprendem de uma forma diferente. Com o material “Descobrincar”, as aulas se tornam muito mais lúdicas e dinâmicas. O material tem por objetivo explorar as áreas do conhecimento, como desenvolvimento pessoal e social; a linguagem e comunicação; a descoberta do mundo e a matemática. É um projeto global pensado na formação integral da criança com soluções completas para o professor, aluno e classe, em que a criança aprende brincando.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, ressalta a importância do Descobrincar no aprendizado dos alunos. “Esse é um material maravilhoso de apoio ao trabalho do professor e ao processo de aprendizado dos alunos. Tudo o que vem no material é trabalhado de forma lúdica, mas extremamente séria, principalmente no segmento pré-escola. Ficamos muito felizes com tudo isso, porque essas oficinas auxiliam os nossos alunos no processo de desenvolvimento da memória, autonomia, trabalho em grupo e entre outros”, destaca.
Com o material do professor, é possível organizar todo o planejamento anual e tudo que será trabalhado. A professora Sandra Ribeiro, que ministra aulas na E.M. Ana Márcia de Jesus Santos, salienta a importância do uso do material em sala. “O Descobrincar é muito bom. Ele auxilia muito no nosso trabalho do dia a dia, principalmente na parte de alfabetização. É um material que possui letras grandes, então até aqueles que possuem dificuldade na coordenação motora têm mais facilidade no manuseio. Eles realmente aprendem brincando”, frisa.
Além disso, o aprendizado continua em casa. Os alunos recebem atividades para serem desenvolvidas em casa e recebem livros para lerem com os pais. “Acredito que todo material que trabalha a didática junto com a criança ajuda a melhorar cada vez mais a parte de cognição, psicomotora e o desenvolvimento da criança”, destaca Clehomens Almeida de Azevedo, pai de Katharina Mollard, aluna da E.M. Iracema França Lopes.
O material utilizado em sala de aula se divide em quatro caixas, com etapas educacionais. A primeira é voltada para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, com contos e uso de fantoches que fazem parte do cotidiano escolar. Na segunda caixa são abordadas operações matemáticas simples, enquanto na terceira são oferecidas as atividades de complemento que sintetizam todo o conhecimento necessário. Além disso, há uma quarta gaveta com cards que trabalham a parte visual das crianças, com imagens de animais, materiais escolares, utensílios e entre outros.
Com o uso do Descobrincar, em caso de transferência, os alunos podem se adaptar em um uma nova unidade com mais facilidade, visto que o ensino se torna mais padronizado.
O conteúdo ainda pode ser utilizado com crianças de inclusão, como conta a diretora da EM. Ana Márcia de Jesus Santos, Marie Zeitler. “Os alunos de inclusão fazem parte dessa rotina e dependendo da dificuldade que ele tem, nós vamos adaptando para que todos possam aproveitar da melhor forma”, salienta.
O coordenador pedagógico do projeto, Leonardo Azevedo, explica o porquê do projeto ser tão bem aceito pelas crianças. “Para a criança ela está apenas brincando, se você perguntar no fim do dia o que ela fez ela vai dizer que brincou. Ela brincou de contar, de fazer histórias e de escrever o nome do amigo, então para ela foi tudo uma grande brincadeira. Por isso Descobrincar, descobrir através da brincadeira”, finaliza.