Como parte das ações em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) organizou uma visita dos alunos do Projeto Socioeducativo Guarda Mirim até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp de Porto Novo.
Durante a visita, os alunos puderam ver de perto todo o processo de tratamento de água, desde a chegada da água bruta, vinda da captação (baixo e alto Rio Claro), até a distribuição e reservação da água já tratada, potável e própria para consumo dos usuários.
Ainda na ETA, os jovens conheceram os processos de análise da água que são feitos na estação, pelos técnicos que a operam, como análise de turbidez, pH, cloro e flúor, entre outros. Também tiveram uma palestra com o tema ‘Saneamento que transforma vidas’, ministrada por Ana Luiza Moura, técnica da Sabesp responsável pela educação ambiental no Litoral Norte.
Segundo o chefe de divisão, Silvio Peres, “muito mais que uma data comemorativa, o Dia da Água é voltado para refletirmos sobre a importância desse bem tão precioso e raro. Pudemos mostrar às crianças todo processo de captação da água, todo tratamento antes de chegar às nossas residências. Devemos cuidar cada vez mais daquilo que nos faz sobreviver”.