Caraguatatuba foi atingida, na quarta-feira (06), por volta das 20h, por uma chuva de cabeceira torrencial que atingiu a área do Parque Estadual e a Serra do Mar, provocando o extravasamento dos mais importantes rios que cortam o município: Rio do Ouro, Rio Guaxinduba e Rio Santo Antônio.
O Cemaden registrou em seus pluviômetros acumulados de cerca de 80 milímetros em aproximadamente uma hora. Os bairros próximos aos rios foram registrados alagamentos em alguns bairros, como Rio do Ouro, Martim de Sá, Cantagalo e bairros da região central.
No Cantagalo, a ponte de pedestres que liga o bairro à região do Colibri foi parcialmente arrastada pela correnteza do rio.
Em vistoria feita nessa quinta-feira pela manhã, pelo coordenador da Defesa Civil, Capitão Campos Júnior e pelos secretários de Obras, Leandro Borella e de Serviços Públicos, Marcelo Pereira, ficou constatada que as obras de reconstrução da ponte deverão ser iniciadas somente na semana que vem, quando o rio estiver em nível normal.
Outro local que deverá passar por obras é sob um dos viadutos do Contorno, no bairro Ponte Seca, nas proximidades da rua Antonio Martinez. Um muro e uma viga atravessada no chão, sob o viaduto, devem ser retirados pela Secretaria de Serviços Públicos porque, segundo moradores, estão impedindo a vazão das águas pluviais. No local será aberta uma vala para melhorar o escoamento.
Equipes da Defesa Civil, e das Secretarias Municipais prosseguem com o atendimento e monitoramento das áreas alagadas. Tanto os integrantes da Defesa Civil quanto das secretarias municipais prosseguem vistoriando as áreas atingidas.
Uma família composta por dois adultos foi removida da sua residência no Rio do Ouro e acolhida por uma instituição social da Prefeitura.
Em caso de emergência, o munícipe deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.