O secretário de Saúde e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, esteve no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), na segunda-feira (19), para a entrega de dois novos aparelhos: um ultrassom e um analisador de gases sanguíneos portáteis.
Os novos equipamentos já estão sendo utilizados por médicos emergencistas do Setor de Urgência e Emergência do hospital.
Um dos equipamentos, o ultrassom ultraportátil Lumify L12-4, proporciona imagens de alta resolução para exames superficiais, vasculares, de pulmão, tecidos moles e muscoesqueléticos, auxiliando em diagnósticos rápidos e bem fundamentados, ajudando na tomada de decisões confiáveis em emergências médicas e cuidados essenciais.
Entre os casos que podem ser diagnosticados com o auxílio do equipamento estão pneumotórax ou trombose venosa profunda, entre outros. O aparelho foi fruto de uma doação feita pelo Banco Safra.
O outro equipamento é um analisador portátil de gases sanguíneos (gasometria), de fácil manuseio e resultados em menos de um minuto, com qualidade de laboratório.
Ele mede o PH sanguíneo e a oxigenação do sangue, sendo utilizado em casos de acidose metabólica, principalmente em pacientes diabéticos descompensados, e em pacientes em sepse (inflamação em todo o corpo, popularmente conhecida como infecção generalizada), entre outros.
Também permite testes abrangentes de análise de sangue ao lado do paciente, possibilitando diagnóstico a beira leito e acelerando a tomada de decisão clínica.
Reinaldinho Moreira diz que os dois aparelhos, de tecnologia avançada, oferecem grande diferencial para o Setor de Urgência e Emergência do hospital.
“São equipamentos ‘padrão ouro’ no atendimento de emergência, que permitem ofertar um atendimento ainda mais rápido e diferenciado as pacientes que precisam”, conta.
“Estamos sempre trabalhando para oferecer serviços diferenciados para a Costa Sul, que nunca teve essa atenção e cuidados com a saúde, e hoje pode usufruir de toda a qualidade ofertada pelo Hospital”, diz o secretário.
A diretora de Urgência e Emergência do Hospital da Costa Sul, Ana Soares, diz que muitos pacientes que chegavam apresentando determinados tipos de dor e eram transferidos para o hospital do Centro agora podem ser atendidos no local.
“Agora não é mais necessário, pois o novo ultrassom permite que o médico emergencista realize o exame e dê o encaminhamento. Além disso, por serem portáteis, os aparelhos permitem diagnóstico e tomada de decisão a beira leito de pacientes acamados, sem a necessidade de locomovê-los”. conta.