Para retirar o medicamento, basta ir a uma farmácia popular e apresentar a receita médica, RG e CPF
Beneficiários do Bolsa Família de Ilhabela têm acesso gratuito a medicamentos, disponíveis na rede de Farmácia Popular, para o tratamento de diversas doenças, como diabetes, asma e hipertensão.
Desde junho de 2023, a oferta foi ampliada significativamente, incluindo medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais, visando atender de maneira mais abrangente às necessidades de saúde da população.
O programa também subsidia medicamentos para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas para casos de incontinência urinária (para pacientes acima de 60 anos de idade ou com alguma deficiência).
O Ministério da Saúde contribui com até 90% do valor de referência tabelado, ficando o cidadão responsável pelo restante, conforme o valor praticado pela farmácia.
O Farmácia Popular abrange o tratamento para 11 doenças, complementando a disponibilização de medicamentos na Atenção Primária à Saúde. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao Programa.
Como retirar?
Para retirar os medicamentos, o beneficiário deve dirigir-se a uma farmácia popular credenciada, apresentando receita médica dentro da validade, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Programa Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, dispensando a necessidade de cadastro prévio.
Aos pacientes com deficiências, além de apresentar os documentos citados acima, são pedidos: prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso do remédio. No documento deve constar a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Em Ilhabela, a farmácia credenciada é a Drogaria Farma Ilha, que fica na Rua Princesa Isabel, 1708, Loja 3, Perequê.
“Esse é mais um passo significativo para garantir o acesso à saúde e promover o bem-estar dos cidadãos”, destaca o prefeito Toninho Colucci, reforçando a iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.