São 17 modalidades oferecidas gratuitamente para crianças e adultos
As inscrições para as Oficinas da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) terminam na sexta-feira (2) para 17 diferentes modalidades artísticas oferecidas para crianças (a partir de 4 anos de idade) e adultos. Todas as oficinas são gratuitas e as matrículas podem ser feitas de forma on-line ou presencial.
Oficinas Culturais oferecem uma ampla gama de práticas culturais, proporcionando à população oportunidades para explorar e desenvolver diversas modalidades, como dança, música, artes visuais, teatro, entre outras, oferecendo atividades artísticas para a população local em diversos espaços pela cidade.
As modalidades disponíveis são dança de rua, dança estilo livre, xilogravura, coral, desenho, pintura, mosaico, artesanato, teatro, dança do ventre, dança cigana, jazz, capoeira, ballet, orquestra sinfônica e Banda Marcial de Ilhabela (Bamif).
Um dos principais diferenciais das Oficinas é a mostra de encerramento anual, na qual os alunos se apresentam no Centro Cultural Waldemar Belisário em um grande espetáculo com as principais apresentações artísticas.
As atividades das oficinas são realizadas em diferentes locais, distribuídos entre os bairros de Praia Grande, Itaguassu, Salga (Armação), Vila (Centro Histórico), Reino, Colina e Perequê.
Alunos aprovam
Flávia Letícia Ferraz, 15 anos, mora no Bexiga e faz Dança de Rua há oito anos. “Amo o professor, amo competir e acho a oficina ótima”, compartilhou.
João Pedro, 16 anos, mora na praia do Julião e há 10 anos também faz aulas de Dança de Rua. “Acho as oficinas maravilhosas, gosto muito da cultura Hip Hop. Se você gosta do nosso espetáculo está convidado a fazer parte dessa nossa família”, disse.
Nicole Costa Felix, 32 anos, mora no Perequê e faz aulas de Dança do Ventre há cerca de sete meses. “Com as aulas eu consegui me redescobrir como mulher. Comecei a fazer Sapateado também e essa vivência me faz crescer cada dia mais. Acho muito importante o olhar que a Prefeitura dá para a cultura, muitas pessoas não teriam como pagar por oficinas como essas”, comentou.
Héroli Mendez Gargantiel, 45 anos, venezuelana que mora há 30 anos em Ilhabela, ama dançar, por isso não resiste e faz quatro modalidades: Jazz, Dança Cigana, Dança do Ventre e Sapateado. “Quando danço saio de mim. Ou melhor, entro em cena, eu e a música. Que sensação! É liberdade, paz, alegria, diversão, empoderamento”, comemorou.
Participe!
Os interessados podem efetuar cadastro por meio do site fundaci.org/inscricoes, devem baixar a ficha de inscrição, preenchê-la, anexar ao formulário disponível na página e enviá-la pelo site.
A matrícula presencial deve ser realizada nos espaços culturais da Fundaci, das 9h às 17h, com uso do comprovante de residência, RG e CPF do aluno (menores de idade deverão estar acompanhado do responsável), foto 3×4 e declaração escolar.
Mais informações sobre as oficinas podem ser conseguidas por meio do e-mail oficinas@fundaci.org, nos espaços culturais da fundação, ou pelos telefones (12) 99706-7846 ou (12) 3896-1747.
As oficinas são realizadas nos seguintes locais:
- PEII Itaguassu
- E.M. Waldemar Belisário
- Centro Cultural da Vila
- Espaço Vila III (Centro)
- Espaço Cultural Perequê
- Espaço Cultural (Colina)
- Espaço Salga (Norte da Ilha)
- Centro Cultural (Praia Grande)
- E.M José Benedito Moraes (Novo)
- Espaço Guri
- E.M. Maria Thereza
- E. M. Major Olímpio
- E.M. Ophélia Reale Montanhesi
- E.M. Paulo Renato Costa Souza
- APAE
- E.M. Altamira de Costa Vieira Colucci