Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Imagens analisadas pelo COI de São Sebastião ajudam limitar área de busca a helicóptero

Imagens analisadas no Centro de Operações Integradas (COI) de São Sebastião, na tarde de quinta-feira (11), ajudaram equipes da Força Aérea Brasileira e Polícia Militar a delimitarem uma área de busca que permitiu a localização do helicóptero que caiu no último dia 31 de dezembro de 2023.

A aeronave foi localizada na manhã desta sexta-feira (12), em área de mata fechada, no município de Paraibuna, no Vale do Paraíba. No dia anterior, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu as imagens capturadas por uma das câmeras da Creche Débora Tavares Bahia, no Jaraguá, na Costa Norte.

“A Concessionária Tamoios havia liberado as imagens um dia antes e uma delas aparecia nosso município. Diante disso, solicitei que nosso Setor de Inteligência do COI fizesse a busca no horário estipulado e conseguimos colocar as duas em consonância, no mesmo horário e as imagens da aeronave em rodopio batem”, explicou o prefeito.

Imediatamente, após ver as imagens, o prefeito Felipe Augusto e o secretário de Segurança Urbana, Reinaldo Boarim, entraram em contato com autoridades à frente das buscas – major Augusto, coordenador das buscas, major Galletti, comandante do Águia em São José dos Campos, e Major Josilene, comandante Geral de São Paulo), que confirmaram ser um helicóptero, mas não sendo possível identificar o modelo.

Diante disso, o prefeito autorizou a Defesa Civil de São Sebastião a dar apoio às buscas, a pé, na área delimitada pelas imagens. Ao mesmo tempo, as equipes de busca, com a nova coordenada, conseguiram localizar o helicóptero por volta das 9h15, com a confirmação de se tratar da aeronave modelo Robson R44.

A bordo, estavam os passageiros Luciana Rodzewics, 46, sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20, e Raphael Torres, 41, amigo da família. O piloto era foi identificado como Cassiano Tete Teodoro. Não houve sobreviventes. A aeronave estava a cerca de 28km, em linha reta, de São Sebastião.

Na avaliação do prefeito Felipe Augusto, a gestão tem investido na implantação de câmeras de monitoramento nos prédios públicos e elas têm se mostrado eficazes em questão de segurança e, devido à capacidade de alcance, colaboração para fazer triangulação da área onde o helicóptero foi localizado após 12 dias de buscas.

Sair da versão mobile