A convite da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, de 15 a 17 de dezembro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), marcou presença na 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, a maior vitrine de experiências e roteiros do setor do Brasil, que ocorreu em Brasília (DF).
Durante os três dias, os representantes da SETUR tiveram a oportunidade de expor os atrativos turísticos do município, dentre eles, o avistamento responsável de cetáceos.
O estande foi um grande sucesso, reunindo centenas de pessoas que queriam conhecer um pouco mais sobre as baleias jubartes e também passar pela experiência imersiva 360 graus com óculos de realidade virtual, onde os visitantes são colocados em um barco no Canal de São Sebastião, avistando as lindas baleias jubartes.
Um dos visitantes foi o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que ficou encantado com a ação.
São Sebastião também foi destaque no eixo ‘Praia e Sol’ do Salão, sendo divulgada no site do Ministério do Turismo (link: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-de-sol-e-praia-traz-experiencias-3d-e-foco-em-preservacao-ambiental).
Vale ressaltar que neste ano de 2023, o município de São Sebastião foi vencedor da 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com a iniciativa ‘Avistamento de Baleias em São Sebastião’.
A cidade promove a conservação marinha e o turismo sustentável, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, com práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, reduzindo impactos ambientais e impulsionando o crescimento econômico local.
“O Turismo de Avistamento Responsável de Baleias reflete positivamente na economia do município, beneficiando empresas locais, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Fizemos um levantamento com as empresas que trabalham diretamente com os avistamentos e, os anos de 2022 e 2023 superaram as expectativas tanto em procura quanto em vendas, gerando mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera, proporcionando uma média de R$180 mil somente em passeios e um incremento de mais de R$ 350 mil para a economia geral do município. É um verdadeiro sucesso”, ressalta a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
Campanha promocional
No estande de São Sebastião, a SETUR também realizou sorteios de vouchers aos visitantes, concorrendo a duas diárias no Villa’l Mare Hotel, passeio de barco para avistamento de baleias (maio a agosto) com a empresa Octopus Dive, visita monitorada pelo Centro Histórico de São Sebastião, e trilha com rapel promovidas pela agência de turismo Maresias Tur.
Os visitantes recebiam um dado com as faces estampadas com os atrativos turísticos do município. A pessoa tinha três chances e caso as três jogadas caíssem com a face da imagem da baleia para cima, o jogador ganhava os vouchers. Ao todo, foram seis vouchers distribuídos, sendo que cada voucher é válido para duas pessoas. A Prefeitura de São Sebastião agradece a parceria com o trade local e as empresas que cederam os vouchers.
Confira os nomes dos ganhadores
Daniele Vieira Araújo Rodrigues (Parauapebas – PA)
Ítala Rayssa Machado (Brasília)
Joana Silva (Brasília)
Rebecca Costa (Brasília)
Susana Cristina Azevedo (Brasília)
Thales da Silva de Jesus (Brasília)