A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem destacado os esforços para promover o trabalho da Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP) – Feminina e Família. O resultado é tão positivo que já registra 552 acolhimentos realizados desde outubro de 2022.
O objetivo do local é acolher temporariamente as mulheres entre 18 e 59 anos e 11 meses, além de famílias que se encontram em situação de rua no município.
Dentro da CATEP, são realizados encaminhamentos e acompanhamentos de demandas nas áreas de saúde, assistência social, educação e empregabilidade. Desde sua inauguração, em outubro de 2022, foram realizados 552 acolhimentos.
Os resultados mostram que 25% das pessoas acolhidas conseguiram alugar moradia ou retornaram para suas famílias em Caraguatatuba ou outros municípios.
Atualmente, há duas acolhidas que estão trabalhando em regime CLT no comércio local e estão em busca de moradia. Com o trabalho da Prefeitura, a chance de um recomeço se torna possível para estas mulheres.
A Secretária de Assistência Social, Mariana Cestari, destaca que o trabalho é realizado de forma individual ou em grupos, visando estimular a autonomia e a autoestima das assistidas. “Nosso objetivo é fazer com que as mulheres possam se reconhecer como pessoas de direito, capazes e responsáveis pelas próprias vidas”, explica.
Durante esta semana, três acolhidas solicitaram desistência do acolhimento. Uma delas conseguiu trabalho e moradia própria, enquanto as outras duas encontraram moradia alugada com o auxílio de seus benefícios sociais. Essas acolhidas receberam orientações e foram encaminhadas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seus respectivos bairros.
A CATEP está localizada na Avenida Antonio Francisco Pascoal Peliciari, 2030, no bairro Cantagalo, em Caraguatatuba-SP. Para entrar em contato, utilize o telefone (12) 3600-2962 ou envie um e-mail para catep.feminina@comunidaderestitui.com.br.
Foto: Divulgação/PMC