Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Alta temperatura exige atenção aos cuidados com a pele

DCIM\100MEDIA\DJI_0500.JPG

Com o aumento das temperaturas, principalmente com a chegada do verão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde alerta a população para os devidos cuidados para evitar o câncer de pele.

O câncer de pele pode ser classificado de duas formas: câncer de pele melanoma e câncer de pele não melanoma. O câncer de pele melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. 

O câncer de pele não melanoma tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, o não melanoma é o mais frequente e de menor mortalidade, mas pode deixar mutilações bastante expressivas se não for tratado adequadamente.

Os principais sintomas do câncer de pele são: manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas. Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure atendimento médico o mais rápido possível.

Para a dermatologista da rede municipal, Aline Alves Bortoliero, o sol em excesso pode provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e câncer de pele.

Confira as dicas da especialista e tenha um verão livre de doenças:

Foto: Divulgação/PMC

Sair da versão mobile