Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Proerd forma mais 120 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba finaliza o ano letivo com a formatura de 120 alunos da EMEI/EMEF Professor Alaor Xavier Junqueira, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar.

O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (04), nas dependências da unidade escolar, no bairro Travessão. Os 120 alunos, com faixa etária entre 9 e 10 anos, estão finalizando o 5° ano do ensino fundamental.

O Proerd, que faz parte das ações de “Formação Cidadã” promovidas pela Secretaria de Educação. Seu principal objetivo é ensinar estratégias de resistência e de tomada de decisão, que ajudem os estudantes a desenvolver habilidades que permitam realizar escolhas seguras, responsáveis e saudáveis. O risco do uso de drogas e o perigo das situações de violência são os principais temas abordados. O programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

Em Caraguatatuba o programa conta com o apoio do 20° Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) e tem se consolidado como uma importante ferramenta de prevenção.

A formatura foi marcada por discursos emocionantes e pela entrega solene dos certificados aos formandos, bem como as homenagens especiais aos alunos destaques do programa.

A diretora da escola, Simone Paes Ferreira, destacou o esforço da turma para aprender o hino de Caraguatatuba. “É uma turminha que trabalhou muito para fazer bonito nesta cerimônia e tenho certeza de que o futuro reserva boas coisas para estes alunos. Todos estão de parabéns!”

O instrutor do Proerd, Sub Tenente PM Anilson Matias dos Santos, falou sobre seus 30 anos na Polícia Militar e sobre sua experiência com as crianças. “Nestas aulas, eles aprendem muitas coisas, têm a oportunidades de tirar dúvidas e não só sobre prevenção às drogas. Falamos sobre cidadania, valores morais e sobre as fases de transição que irão passar. O Proerd é essencial para transmitir bons valores. Não precisamos aprender com nossos erros. Basta olhar o resultado dos erros dos outros. Temos que tentar ser pessoas melhores e agir com firmeza diante das situações de risco”. 

A parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o 20° BPM/I tem sido fundamental para o sucesso do Proerd. Através do Setor de Projetos da Secretaria de Educação, o programa tem alcançado um grande número de alunos, levando conhecimento e conscientização sobre os perigos das drogas e a importância da cidadania.

Mais uma turma será formada na próxima quarta-feira (6/12), desta vez na EMEF Jane Urbano Focesi, no bairro do Perequê-Mirim.

Sair da versão mobile