O Ciase “Wilson Francisco Valente”, no Sumaré, foi palco do Festival de Karatê Shotokan, realizado no último domingo (26). O evento atraiu cerca de 350 atletas dos núcleos do município, proporcionando um dia de competições e exibições de habilidades impressionantes.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, e uma das grandes surpresas foi a participação dos pequenos atletas de apenas 4 e 5 anos, que mostraram bastante talento.
O destaque também ficou por conta da categoria Parakaratê, onde os competidores com deficiências físicas demonstraram muita técnica na execução dos movimentos.
O festival abrangeu diversas categorias, incluindo demonstrações de Kata e lutas de Kumite, tanto para os competidores masculinos quanto femininos. Para o professor de karatê, Angelo Oliveira, os atletas realizaram um verdadeiro show. “Todas as disputas demonstraram a garra e determinação de cada um, quando subiram no tatame. Todos os atletas foram muito bem e transmitiram a essência do Karatê”, disse.
Ao longo do evento, mais de 1000 pessoas, entre familiares e atletas, estiveram presentes para prestigiar os participantes e apoiar suas performances. Esta última competição de karatê do ano foi uma oportunidade de socialização e intercâmbio entre os núcleos, fortalecendo ainda mais a equipe principal de rendimento do município.
O Festival de Karatê teve o objetivo de incentivar a prática esportiva e ampliar a experiência dos atletas da cidade. Ao mesmo tempo, a Prefeitura buscou inspirar o público e despertar novos interesses.