A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), possui o Programa de Controle Populacional, que é o encaminhamento de cães e gatos para castração. Até outubro deste ano, 1.933 animais já foram agendados para realizar o procedimento.
O município possui convênio com 10 clínicas veterinárias credenciadas que realizam a prestação de serviços gratuitos à população no Programa de Controle Populacional.
Os interessados em participar do programa de castração devem aguardar abertura do agendamento, divulgado previamente no site da Prefeitura de Caraguatatuba. Depois de agendado, o proprietário deve comparecer ao CCZ, na data e horário marcado com o animal e apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação e de renda (Holerite, extrato da aposentadoria, comprovante do cadastramento ou folha de resumo do Cadastro Único – até três salários mínimos).
Antes da castração é implantado microchip no animal para identificar seu proprietário e o procedimento de implantação é realizado no Centro de Controle de Zoonoses. Somente neste ano, 2.228 animais foram microchipados. Após isso é feita avaliação do animal para efetuar o cadastro e o documento de encaminhamento às clinicas credenciadas no programa.
Os cães devem estar com guia, coleira e focinheira quando necessário e gatos em gaiolas e/ou caixas de transporte. Essas medidas evitam fugas e acidentes.
Outro serviço disponível no CCZ é a vacinação antirrábica, que fica disponível o ano inteiro para população. Até o momento, 2.650 animais foram vacinados neste ano.
O Centro de Controle de Zoonoses está aberto para orientações na Rua Ministro Dílson Funaro, 115, no Jardim Britânia, das 9h às 16h. Telefone para contato é (12) 3887-6888.