No último domingo (4), o Centro Cultural Waldemar Belisário foi palco da premiação do XVIII Concurso de Poesia da Biblioteca Pública de Ilhabela. O evento contou com a presença da diretora de Bibliotecas, Waléria Leite Carvalho, do secretário adjunto de Cultura, Alexandre Baptista e do secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Marquinhos Gutti.
As poesias, escritas por participantes das categorias adulto, juvenil e infantil, foram cuidadosamente analisadas pelos jurados Marcelo Silveira, Alexandre Vilas Boas da Silva e Sílvio Cesar dos Santos Alves e obedeceram ao tema “Recomeço”.
O evento contou com um recital das poesias dos primeiros colocados de cada categoria, realizado por Eduardo Abreu. Mais de 300 obras foram inscritas nesta edição.
A diretora de Bibliotecas, Waléria Leite Carvalho, expressou alegria com o sucesso do evento, destacando a participação de 16 escolas: “Estamos muito felizes com os números e com a participação das escolas. Superamos o número de inscritos do ano passado. Quero parabenizar todos os participantes”.
O secretário adjunto de Cultura, Alexandre Baptista, ressaltou a importância de expressar os sentimentos por meio da poesia. “Acho que é preciso coragem para colocar em versos aquilo que sentimos. A poesia é uma forma de expressar nossos sentimentos e emoções”.
O secretário municipal de Cultura e presidente da Fundaci, Marquinhos Gutti, falou sobre a importância do Centro Cultural e da valorização da cultura em Ilhabela. “Recuperamos espaços culturais que estavam fechados, como a sala da Congada e o Cinema. Hoje estamos aqui, em um desses espaços celebrando a poesia, uma das mais fortes expressões da cultura e da arte. Nosso objetivo é democratizar ainda mais a cultura e oferecer oportunidades para todos”.
Além dos vencedores, também foram concedidas menções honrosas aos participantes Naiara Novazzi de Lima, Cecília Oliveira Calazans, Ellen Cristine Gonçalves Dragoi, Luiz Felipe Bianchet, Kaway Lancelot de Oliveira Lacerda e Miguel Moreira Martins. Todos os inscritos no concurso receberam o livro “Antologia Poética”, além do certificado de participação e um troféu.
Confira os vencedores por categoria:
Categoria Adulto:
– 1º lugar: Guido Guimarães Santos com o poema “Volta”
– 2º lugar: Luciana Vilaça de Azevedo com o poema “Flor de Lótus”
– 3º lugar: Rodrigo Reche Simon Peppe com o poema “Chance”
Categoria Juvenil:
– 1º lugar: Allan de Souza Nascimento com o poema “Ciclos”
– 2º lugar: Arthur Rocco Gaeta com o poema “Recomeços Cíclicos”
– 3º lugar: Adrian Cadete com o poema “Como Recomeçar?”
Categoria Infantil:
– 1º lugar: Salvador Aellen de Jesus com o poema “Recomeço”
– 2º lugar: Julio Cesar Santos dos Anjos com o poema “O Rei”
– 3º lugar: Bernardo Valentim Miguel com o poema “Recomeço”