Uma formatura marcada por muita descontração e civismo. Assim foi a noite de segunda-feira (30) para os 115 guardas mirins da turma de 2022 que receberam o certificado de conclusão do curso e suas primeiras divisas.
Quebrando o protocolo, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fez questão de se desculpar pelo atraso na formatura, provocado pela epidemia da Covid e depois pela catástrofe climática do dia 19 de fevereiro.
“Por isso, faço questão de dar um presente para essa turma. Se vocês aceitarem, vão ganhar um dia de passeio no parque de diversões Hopi Hari”. Foi o suficiente para o Teatro Municipal de São Sebastião explodir em palmas e agradecimento.
A data do passeio será agendada pela coordenação da Guarda Mirim (GM) e os agora guardas mirins e/ou jovens aprendizes.
Com a formatura dessa turma, as dependências do Teatro Municipal ficaram lotadas de familiares e amigos dos jovens. Além dos certificados, também foram entregues placas de destaques para um representante de cada região. Julia de Oliveira da Silva recebeu pela Costa Norte, Mayara Bueno dos Santos pela região central e Otávio Ramos de Araújo pela Costa Sul.
Os jovens Cassiane Luryan (Centro), Marcelo Ferreira da Costa (Norte) e Gabriel Ribeiro Gomes Ferreira (Sul) foram os oradores das respectivas turmas e falaram da importância que a GM representa na vida de cada um.
“Todas as situações que vivenciamos nos tornaram mais fortes. A sensação é de dever cumprido por todos nós e vamos levar a GM para a vida toda”, falou Luryan.
“Com a Guarda Mirim aprendemos esquecer o eu e valorizar o nós. Fomos lapidados para sermos famílias, nos orgulhamos de sermos bloquinhos que se tornarão paredes”, disse Marcelo.
“Foi uma jornada de muitos desafios e a disciplina que a GM nos proporciona nos permitiu ter uma visão mais ampla do mundo que vivemos”, concluiu Gabriel.
O jovem Mateus Gonçalves de Siqueira foi o escolhido para fazer o juramento da Guarda Mirim.
Junto com o prefeito, participaram da mesa de cerimônia o comandante da Polícia Municipal, André Maciel; a subcomandante da Polícia Municipal, Viviane Paiva; o comandante da GM, inspetor Batista, o secretário da Segurança Urbana, Reinaldo Boarim, o vice-prefeito Reinaldo Moreira e o presidente da Câmara Marcos Fuly.
Em sua fala, o secretário Boarim destacou que “vocês foram agraciados com muitos valores morais, respeito e sustentação para enfrentar os desafios na vida de vocês”.
O vice-prefeito Reinaldo Moreira lembrou a experiência que teve como vereador mirim e, posteriormente, ter isso o vereador mais jovem a ser eleito em São Sebastião, com apenas 22 anos. “Hoje vocês estão vivenciando o resultado de ser um guarda mirim, sabendo a dificuldade que foi para chegar até aqui, por isso, valorizem cada momento. Vivemos em um mundo de muita concorrência, sejam bons cidadãos, sejam competitivos, mas tenham valores com princípios e estarão muito à frente daquilo que buscarem”.
O presidente da Câmara, Marcos Fuly, aproveitou a ocasião para anunciar que está na fase final o convênio para contratar 12 jovens aprendizes para trabalharem no legislativo. “Estou muito satisfeito em participar dessa formatura. A Guarda está evoluindo cada vez mais e vocês, pais, devem estar orgulhosos de saber que seus filhos estão bem encaminhados”.
Com os olhos marejados, Liessy Ferreira da Silva, moradora do Itatinga, viu sua filha Bruna da silva, 18 anos, receber o tão esperado certificado. “Eu insisti para que ela se inscrevesse na Guarda Mirim e não me arrependo um só minuto”.
Já a jovem Julia Vitória Guimarães Campos, 15 anos, se inspirou na irmã para entrar na GM. “Eu vi minha irmã conseguir um bom emprego enquanto ainda estava na guarda. Para mim, tem ajudado muito na escola, principalmente na matemática”.
Projeto
O projeto socioeducativo Guarda Mirim é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos, e busca oportunizar o primeiro emprego.
Após passarem por processo seletivo, os jovens recebem formação no contraturno escolar que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e noções sobre o mercado de trabalho.
Após formado, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura de São Sebastião, ou em uma das 50 empresas conveniadas ao projeto.