A Copa FPB 2023, organizada pela Federação Paulista de Basketball (FPB), com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), reuniu grandes equipes do Estado de São Paulo, no Ginásio Municipal José de Souza Gringo ‘Gringão’, no bairro Varadouro, no último fim de semana.
Por ser a cidade sede, São Sebastião se tornou cabeça de chave do grupo C. Na estreia, o time da cidade perdeu para o CC Piracicaba por 68 a 51. O segundo jogo dos Wolves São Sebastião Sub-14, que é formado pela Associação de Desporto Amador da Topolândia (ADAT), foi contra o CDB Franca, os sebastianenses conseguiram conquistar a vitória por 43 a 38.
No confronto entre CC Piracicaba e CDB Franca, Piracicaba levou a melhor e venceu por 76 a 44. Desta forma, Piracicaba se classificou para as semifinais e São Sebastião terminou em segundo lugar da fase, não conseguindo a tão sonhada vaga para a próxima fase.
Só passaram para a disputa desta fase os campeões das dez regiões do Estado que disputaram as primeiras etapas da competição. Nesta parte da Copa FPB, as dez equipes foram divididas em três grupos, dois com três equipes e um com quatro equipes.
Nos grupos com três times avançaram para as semifinais apenas os primeiros colocados e no grupo com quatro agremiações passarão as duas primeiras equipes bem colocadas.
O técnico da equipe de São Sebastião, David Henrique, acredita que o basquete de São Sebastião segue em evolução, pois apesar de não ter se classificado fez bons jogos contra equipes fortíssimas.
“Foi uma grande oportunidade de São Sebastião mostrar o potencial para receber grandes eventos da modalidade e analisar os atletas locais jogarem contra equipes profissionais da capital. Sabíamos que enfrentaríamos equipes de uma qualidade altíssima. Nossos atletas estão de parabéns e continuam lutando para vencer qualquer desafio”, completou o técnico.
Projeto
Iniciada em 2019, a iniciativa da Associação de Desporto Amador da Topolândia (ADAT) visa à promoção do esporte, em especial, o basquete, e o desenvolvimento motor, físico e mental das crianças que frequentam suas aulas. Atualmente, ele conta com 70 meninos e meninas, de 8 a 15 anos.
As aulas são realizadas na Área de Lazer do Itatinga e no Ginásio de Esportes “Amaro Buarque Sampaio”, da Topolândia, com os professores especializados em basquetebol, David Henrique e James Alexandro, e aulas de preparação física e flexibilidade com a professora Fabiana Fagundes.
Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, ocorrem as aulas de basquetebol para iniciantes na Área de Lazer do Itatinga. Já as aulas de treinamento são realizadas nos mesmos dias, das 20h às 22h. Às quartas e sextas-feiras as aulas são no Ginásio da Topolândia.
Para as inscrições, os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente devem procurar a sede da ADAT, localizada na Área de Lazer do Itatinga, à Rua Francisco Brum do Canto, s/n. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 98167-5114 ou e-mail adatwolves@hotmail.com.