Em dois dias (16 e 17), São Sebastião é palco de um conjunto de ações de retomada do turismo no Litoral Norte, promovidas pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR-SP). Nesta segunda-feira (16), foi lançada a marca turística que integra os cinco municípios da região e na terça-feira (17), realizado um workshop sobre crédito turístico e investimentos; os dois eventos no Teatro Municipal.
Com o objetivo de estimular o turismo e aquecer a economia, a SETUR-SP, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e Região Turística do Litoral Norte lançou, na presença de autoridades, secretários municipais, representantes do trade e da sociedade civil, a nova marca turística do Litoral Norte, com o nome de “Litoral Norte, é natural, é SP”, que destaca a biodiversidade da Mata Atlântica em um vídeo promocional com os principais atrativos da região.
A apresentação da Marca Turística do Litoral Norte, foi feita pela Consultora Invest SP/ Setur SP, Fernanda Chiavone. Ela falou do resultado do trabalho, desenvolvido por meses, junto aos municípios. “Não se trata apenas de um logotipo, a marca é mais do que isso; e vai ser construída agora, que temos essa identidade. É um trabalho em conjunto da região”.
O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, que entregou a marca turística aos municípios de São Sebastião, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, lembrou que ela é resultado de um trabalho de mais de seis meses de estudo, dedicação e pesquisa para a construção de identidade e posicionamento de mercado.
“É a síntese da nossa vocação; é a síntese da alma do turismo regional. Nós estamos trabalhando o que nós temos como patrimônio, que é a nossa natureza. A importância disso é que toda promoção turística regional vai levar um selo, isso melhora a sinergia regional. É um instrumento, é uma ferramenta que o governo do Estado está colocando à disposição de todos os municípios, do trade turístico, das secretarias de Turismo de toda a região”. Destacou Lucena.
A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, falou sobre o lançamento da marca. “É extremamente importante, não somente para São Sebastião, mas para o Litoral Norte, que é entendido pelos turistas, principalmente de outros estados e estrangeiros, como um destino só. Eles aproveitam para passear pela costa, porque é um destino muito perto um do outro e temos a mesma natureza, com a Serra do Mar próxima, qualificada e cuidada. É muito importante o lançamento desta marca para potencializar toda essa natureza que a gente tem”.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, falou da marca, mas antes reiterou, mais uma vez, o empenho e esforços do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, desde o início da calamidade provocada pela chuva de fevereiro deste ano, para impulsionar a retomada econômica do litoral. Felipe agradeceu também ao governo federal, lembrando que o presidente Lula veio à cidade no auge da calamidade. “O lançamento da marca nos enche de orgulho e honra. A importância de termos uma marca é que estamos sendo reconhecidos como destino turístico, mesmo após uma situação adversa como a que vivemos”.
O lançamento da marca do turismo do Litoral Norte, contou com a presença de autoridades, como o secretário da Gerência de Apoio ao Litoral Norte, Coronel André Porto Rodrigues, designado pelo governador, Tarcísio de Freitas, para atuar diretamente em São Sebastião após a calamidade provocada pela chuva do carnaval deste ano; o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, vereadores, secretários municipais, entre outros.
Ao final do evento de lançamento da marca, foi anunciada a realização em São Sebastião do próximo Conexidades (Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, de 4 a 9 de junho de 2024), realizado em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Associação Paulista de Municípios, da União dos Vereadores do Brasil, da Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado de São Paulo, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros.