No próximo sábado (19), todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estarão abertas, das 8h às 16h, para atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos que passaram por consulta médica há mais de sete meses, assim como mulheres entre 25 e 64 anos, que realizaram a coleta de exame citopatológico de câncer do colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, há mais de dois anos.
Para isso, as equipes de Saúde da Família (eSF) estão realizando a busca ativa desses usuários, entrando em contato e solicitando que compareçam à unidade de saúde de referência.
A estratégia, de acordo com o coordenador de Enfermagem, Felipe Moniz, visa alcançar melhores indicadores no programa Previne Brasil, modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS) do governo federal.
Felipe conta que as avaliações do programa ocorrem mensalmente, porém, no final do quadrimestre, considerando o fechamento do Ministério da Saúde, são mais intensificadas com a realização de busca ativa.
“Nesta ação, estamos focados, principalmente, em três indicadores, passíveis de realizar a busca ativa dos usuários: ‘proporção de mulheres com coleta de citopatológico nas USFs’, ‘proporção de hipertensos com consulta e pressão arterial aferida no semestre’ e ‘proporção de diabéticos com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre’”, diz.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, diz que ações como essa são importantes, também, para estimular os cidadãos a adotarem atitudes preventivas, como realização de exames e consultas médicas regulares.
“Se você é hipertenso e diabético e passou por consulta há mais de sete meses, ou mulher e realizou o exame preventivo do câncer de colo de útero há mais de dois anos, procure a sua unidade de saúde de referência neste sábado”, convida.
Outros indicadores do Programa Previne Brasil são ‘proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação’; ‘proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV’; ‘proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado’; e ‘proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada’.
Para todos esses, a Diretoria de Atenção Básica implementa estratégias de monitoramento e acompanhamento, o que fez o município se aproximar, atingir ou superar a meta estipulada pelo Programa no primeiro quadrimestre de 2023.
Previne Brasil
O Programa Previne Brasil considera quatro componentes para repasse de verbas federais aos municípios: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.
Os sete indicadores avaliados são relativos ao componente pagamento por desempenho e têm como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe.