Ícone do site Portal Notícias do Litoral

São Sebastião recebe chuva de sementes para proteger palmeira Juçara

Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), uma chuva de sementes cairá sobre florestas de São Sebastião. A Fundação Florestal lançará, de helicóptero, cerca de seis toneladas de sementes de palmeira Juçara em unidades de conservação de São Sebastião, Caraguatatuba, e pela primeira vez, em Bertioga.

A intenção da operação é aumentar a população da palmeira que é ameaçada pela extração predatória e ilegal do palmito, principalmente, em unidades protegidas de Mata Atlântica nas três cidades.

De acordo com a gestora ambiental, Victória Karvelis, que coordena o programa, a palmeira Juçara é nativa da Mata Atlântica e de grande importância ecológica.

“Ela serve de alimento para quase 70 espécies de mamíferos e aves. Atualmente, a palmeira Juçara é classificada como vulnerável à extinção por conta do resultado histórico de extração ilegal. Por isso, o programa é muito importante para tentar alterar este cenário, fomentando a dispersão aérea de sementes”, completou Karvelis.

Ligada ao governo do Estado de São Paulo, a Fundação Florestal afirma que as sementes serão lançadas num raio de 120 hectares em três parques estaduais em uma operação que envolve 30 pessoas diretamente, além de órgãos municipais e de pesquisa.

Sair da versão mobile