Em adesão à campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue, Junho Vermelho, o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) promove, no próximo dia 29 de junho, campanha de doação de sangue entre os funcionários e voluntários.
O Hospital fornecerá transporte até o Núcleo de Hemoterapia (Hemocentro) de Taubaté, com saída da frente da instituição às 7h. Interessados em doar sangue devem fazer o agendamento pelo telefone (12) 99238-3189, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As campanhas de doação de sangue são promovidas periodicamente pelo hospital, como forma de incentivar a doação e contribuir com a instituição responsável pelo fornecimento de sangue a São Sebastião, ajudando a repor os estoques.
As bolsas de sangue vindas de Taubaté são utilizadas em todos os setores do HCSS, como UTI, centro cirúrgico, clínica médica, clínica cirúrgica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pediatria, entre outros.
O médico hematologista, Dr. Leonel Nulman Szterling, explica que homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano e mulheres, até três vezes, sem nenhum prejuízo à saúde. “Uma simples doação de sangue, que dura cerca de 15 minutos, gera quatro produtos importantes que salvam vidas: concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e crioprecipitado anti-hemofílico”, diz.
O hematologista conta que os voluntários de São Sebastião não têm como realizar a doação de sangue na própria cidade, já que não há sistema de doação externa promovido pelo Núcleo de Hemoterapia.
“Como dependemos do hemocentro de Taubaté, nada mais justo do que os voluntários e parentes de pacientes do município aderirem às campanhas promovidas pelo hospital”, diz Dr. Leonel. “Defendemos, há muitos anos, a criação de um hemocentro para o Litoral Norte, mas infelizmente ainda não conseguimos”.
A funcionária do setor de captação de doadores do Hemonúcleo de Taubaté, Andreia Marta da Silva, conta que as caravanas que recebem são muito importantes para conseguirem atender aos 25 hospitais das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. “São Sebastião tem se mobilizado, trazido doadores com frequência, e isso conta muito para a manutenção do nosso estoque”, diz.