Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Chegada do inverno aumenta risco para doenças respiratórias; vacinas contra gripe e Covid-19 estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família em São Sebastião

A chegada do inverno e, consequentemente, das baixas temperaturas, tende a ampliar a disseminação de doenças respiratórias. Por isso se torna ainda mais importante buscar a imunização contra doenças como a Influenza (gripe) e Covid-19.

Atenção redobrada aos grupos prioritários, como idosos e pessoas imunocomprometidas, que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência dessas doenças. É o que alerta a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS).

A Campanha de Vacinação contra Influenza vai até o dia 30 de junho. O imunizante está liberado para toda a população a partir de 6 meses de idade e disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus Influenza.

Bivalente

O reforço bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais e a partir de 12 anos com comorbidades, que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, que cumprem medidas socioeducativas, com deficiência permanente, indígenas e de comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Para se vacinar, é necessário apresentar CPF, documento com foto e comprovante de que completou o esquema primário (1ª e 2ª doses) contra a Covid-19. O intervalo entre a aplicação da última vacina contra a doença e o reforço com a bivalente deve ser de, no mínimo, quatro meses.

As vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a cepa original do vírus causador da Covid-19 e contra as variantes que surgiram depois, incluindo a Ômicron, de maior preocupação no momento.

Sair da versão mobile