A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (18), uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Luta Antimanicomial, com saída do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Barra Velha e chegada na praça Allan Kardec (mesmo bairro), a ação foi aberta a profissionais de saúde, pacientes do Caps e seus familiares.
Ao retornar ao Caps, os pacientes puderam fazer esmaltação de unhas com professoras do curso de manicure do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e profissionais formadas pelo Fundo.
O movimento da Luta Antimanicomial tem caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva de quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.
A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
Fotos: Danrley de Almeida/PMI