Neste último sábado (13), São Sebastião recebeu a fase de triagem do Paúba Super Tubos, campeonato de surfe apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (SESEP).
Depois de aguardar por condições favoráveis do mar, os organizadores acertaram em realizar a edição nesta data, pois os atletas conseguiram proporcionar um espetáculo de manobras durante a eletrizante competição.
Ao final das disputas, se classificaram 12 atletas para a fase principal do evento, que terá a janela aberta de 10 de junho a 26 de novembro. Embora o evento principal seja direcionado para atletas convidados, a janela de triagem foi uma disputa aberta e a oportunidade de qualquer surfista participar do evento.
Os atletas, a mídia e público foram informados sobre a confirmação da etapa de triagem com 72 horas de antecedência, já que a janela de seleção estava aberta desde o último mês de abril.
Classificados na triagem
Bodysurf
1º Victor Figueiredo
2º Marcelo Cabelo
3º Pedro Espiuca
4º Leandro Fontão
Bodyboard
1º Alex Araújo
2º Carlos Cintra
3º Ricardo Buco
4º Frederico Barbalho
Open
1º Sérgio Luan
2º Wesley Leite
3º Luan Hanada
4º Felipe Soisher
Etapa principal
Na etapa principal, serão contempladas as categorias Open e Bodyboard, em um total de 52 competidores. Segundo um dos idealizadores da atração, João Pedro, “o evento mira os sábados e domingos que possuam um vento swell perfeito para realização, por isso, criamos as janelas. Desta forma, podemos trabalhar melhor também com as agendas dos atletas”.
Na praia, haverá também ações interativas com o público, e a Vila Super Tubos 2023 promete ainda mais para quem comparecer ao evento. Uma novidade nesta edição é que o Paúba Super Tubos faz parte do Circuito de Bodysurfing World Tour da International Bodysurfing Association.
Edições anteriores
A primeira edição, realizada em 2018, foi promovida com poucos recursos. No ‘formato raiz’, o evento contou com uma mesa, poucos juízes e 40 atletas nas suas pranchinhas e alguns bodyboarders. Os campeões ganharam troféus e prêmios de apoiadores locais.
Já em 2019, a segunda edição foi mais agitada, contando com 50 inscrições que se esgotaram em poucos dias e com a participação do ícone do surf mundial, natural de Maresias, o atleta Gabriel Medina.