A vacina contra Influenza, o vírus da gripe, já está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade em São Sebastião. Para se vacinar, basta ir à Unidade de Saúde da Família (USF) de referência de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.
A chefe de divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SESAU), Regiane Teodoro, explica que a ampliação da oferta da vacina pelo Programa Nacional de Imunizações se deu em virtude do aumento de internações por infecções respiratórias durante o período do outono e inverno, e por ainda haver estoque de doses. “A vacinação também contribui na redução dos atendimentos ambulatoriais e absenteísmo”, diz.
Ela conta que, apesar de a vacina contra a gripe estar disponível para todos, o Ministério da Saúde reforça a importância de manter os esforços na imunização dos grupos prioritários, que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença.
Integram os grupos prioritários idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; professores; trabalhadores portuários, da Saúde e das forças de segurança; caminhoneiros e motoristas de ônibus; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; povos indígenas.
Segundo a Fundação de Saúde Pública (FSPSS), a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus Influenza.