Com parte das atividades do Projeto de Turismo de Aventura Especial, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), levará pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para um passeio especial pela trilha que liga os bairros Maresias e Paúba, na Costa Sul do município.
Desta vez, o público atendido será de 20 pessoas com deficiência (PcD), incluindo pessoas atendidas pelo Centro de Reabilitação da cidade. O passeio será realizado na próxima quarta-feira (17), com saída a partir das 9h, do CAPS, à Rua Antonio Pereira da Silva, s/n, no bairro Topolândia.
A secretária da SEPEDI, Karin Conde, destaca que o objetivo do projeto é oferecer condições para que as pessoas com deficiência e idosos possam ter experiências de lazer, esporte e turismo, usufruindo do contato com a natureza e assegurando a existência de opções que permitam a prática de ecoturismo.
“Queremos oferecer atividades de aventura adaptadas por meio de um atendimento qualificado a pessoas com qualquer tipo de deficiência proporcionando a convivência e garantindo a participação e inclusão social”, diz Karin.
Atualmente, fazem parte do roteiro do Projeto de Turismo de Aventura Especial as trilhas da Aldeia Indígena (Boraceia), Abras do Una (Barra do Una), Ribeirão do Itu (Boiçucanga), Trilha Maresias/ Paúba (Maresias) e Reserva du Moullin (Pontal da Cruz).
“Essas trilhas acessíveis permitem que os PcD e idosos tenham uma experiência de esporte, lazer e turismo”, explica Anderson Luiz Soares Medeiros, chefe de divisão do Departamento de Idosos.
Ainda conforme ele, essa será a primeira vez que a trilha de cerca de 800 metros, com degraus, corrimão, uma bela vista das duas praias será usada pelo grupo. “Fizemos a visita técnica e as condições são ideais para o passeio”
Para essa edição, a SEPEDI conta com parceria das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Saúde (SESAU) e do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo São Sebastião.